terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Bye bye


Kombi 18/12/2012

A produção do utilitário será encerrada no Brasil. A Volkswagen deve substituir a Kombi por outro veículo que terá a patente comprada pela fábrica alemã, mas pouca semelhança com o modelo atual 


A Kombi vai deixar de ser produzida em 2013. O motivo para o utilitário mais antigo do Brasil sair de linha é a falta de adequação do modelo às exigências de segurança que serão cobradas pela legislação do País a partir de 2014. Entre as novas normas estão a obrigação dos veículos de oferecerem itens de segurança que já vem de série em modelos mais modernos, como airbags e freios ABS.

As informações são do site Carsale, que conseguiu a notícia por uma fonte ligada à fabricante alemã. De acordo com a matéria a marca não pretende descontinuar completamente o caso de amor entre s brasileiros e as Kombis, apesar de que a relação vai precisar se modificar. Um novo modelo será colocado em substituição, mas não deve ter semelhanças com o carro que está no mercado hoje. Mas precisamente, nem mesmo será um designer da Volkswagen que vai colocar o novo utilitário no mercado. A expectativa é de que a VW vai comprar a patente de um carro de outro fabricante, a exemplo do que a Renault faz com os produtos da Dacia, da Romênia.A boa notícia é que o novo modelo deve chegar com versões mais equipadas, mas prezando pela baixa relação custo-benefício, e desta forma manter o público fiel da Kombi.

Linha do tempo

 1950: Ano de seu lançamento na Alemanha e inicio das vendas no Brasil. A Kombi era equipada com motor de 1100cc e 25cv. A partida era elétrica (na chave) ou manual (na manivela)
 1952: câmbio com 2ª, 3ª e 4ª marcha sincronizada. Vidro traseiro e parachoque traseiro foram adotados. Lançamento da versão pick-up e da versão de passageiros com 15 janelas.
1953: Início da montagem no Brasil, com as peças importadas.
1957: A Kombi começa a ser produzida no Brasil no dia 2 de setembro, com 50% de nacionalização de peças.
1959: Câmbio de 4 marchas totalmente sincronizado (a Kombi foi o 1º veículo brasileiro com 1ª marcha sincronizada); motor 1200 agora produzido no Brasil; a manivela de partida é abandonada.
1960: Lançamento da versão “Turismo”, adaptada para camping.
1967: Motor 1500cc com 52cv; Lançamento da versão “Pick-up”.
1970: A Kombi ganha cintos de segurança e extintor de incêndio.
 1976: Primeira reestilização, motor 1600cc. A Volks ia fazer o carro com porta corrediça e três janelas grandes e cada lado, mas acabou combinando a frente (com as portas dianteiras) e a traseira (apenas as lanternas) do modelo internacional com a carroceria do modelo nacional, de 12 janelas laterais, tornando assim a carroceria do modelo fabricado de 1976 a 1996 uma exclusividade brasileira.
1981: Início das vendas do modelo com motor Diesel.
1982: Novo lançamento: Pick-up Kombi com cabine-dupla.
 1997: Segunda reestilização. Finalmente o modelo ganhava porta corrediça e carroceria semelhante a conhecida no resto do mundo, embora o teto elevado em 11 cm seja único do modelo brasileiro.
 2000: Último ano de fabricação da versão pick-up.
2006: Novo Motor flex 1400cc refrigerado a água, introdução da grade dianteira para o radiador.
2009: As mudanças são discretas. Há a adoção do “brake-light” (terceira luz de freio) de série na extremidade do teto, e nova grade dianteira levemente reestilizada com novas aletas para refrigeração.
 Saiba mais

 A Kombi surgiu da ideia de criar um veículo de carga com peças usadas no Fusca. O projeto foi liderado pelo holandês Ben Pon, em 1947. E em 8 de março de 1950 a primeira unidade da Kombi saiu da linha de produção da fábrica de Wolfsburg, na Alemanha.



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