terça-feira, 7 de junho de 2016

VW é destaque da revista Quatro Rodas com 5 entre os 10 carros mais econômicos do Brasil

O mostrador do medidor de vazão, equipamento utilizado pela QUATRO RODAS para medir o consumo de combustível | Crédito: Christian Castanho
Consumo de combustível é um dos assunto mais comentado pelos leitores de QUATRO RODAS. No Facebook, aliás, digladiações verbais sobre índices de consumo surreais são comuns por aqui - é tipo um jogo de smartphone (o pessoal costuma acessar a página pelo celular). Um dos comentários mais comuns refere-se ao confronto das nossas médias com as que os donos dos carros conseguem obter - ora inferiores, ora superiores às nossas. O que a gente pode afirmar: o principal agente nas médias de consumo é o motorista. Por isso, pessoas diferentes irão obter números diferentes no mesmo carro - seja por causa da maneira de guiar, terreno, altitude, estado de conservação do veículo e período de rodagem.

Os testes de QUATRO RODAS são constituídos de medições objetivas de aceleração, retomada, consumo, frenagem e nível de ruído interno. Os números levantados servem de base para a análise e comparação dos veículos em uma mesma condição de uso, juntamente com outras informações apuradas pelos repórteres. Os testes são realizados em pista fechada, como o Campo de Provas da TRW, em Limeira (SP). Cada avaliação segue a mesma metodologia, de modo a que todos os carros sejam submetidos aos mesmos esforços e consigam a melhor performance, independente do piloto que faz os ensaios.

Como funciona a medição de consumo?

No caso das medições de consumo, fazemos simulações padronizadas e idênticas, com rotinas específicas que o piloto deve seguir - isso elimina a maior variável na medição (a influência do motorista), e nos ajuda a criar referências a partir das quais diferentes veículos podem ser comparados. São feitas simulações de uso do veículo na cidade e na estrada.

Os ciclos de ensaio são exclusivos da QUATRO RODAS e foram elaborados com base nas normas técnicas NBR 6601 e EU 94/14, para serem aplicados nas pistas utilizadas pela revista. Para chegar às médias são feitas diversas passagens. Os carros rodam nos dois sentidos da pista para anular os efeitos que o vento possa vir a ter sobre os resultados. Caso algo interfira no procedimento, o ensaio é interrompido ou descartado para efeito de cálculos. Os resultados alcançados devem ser passíveis de serem repetidos. Todos os testes são feitos com os vidros e entradas de ar fechados e o ar-condicionado, desligado.

Para iniciar os testes, os pneus são calibrados segundo especificações do fabricante e os tanques são totalmente abastecidos - gasolina no caso de modelos bicombustíveis — salvo exceções, como carros elétricos ou movidos a diesel. Anotam-se ainda, os valores mínimos e máximos de: temperatura, pressão atmosférica e umidade relativa do ar, no dia do teste. A calibragem dos pneus é feita com a borracha fria, com ar, e observando as orientações do manual.

Em todas as passagens, repetimos uma rotina que requer velocidades e passagens de marcha em pontos pré-estabelecidos. Esses dois critérios precisam ser preenchidos em todos os trechos do percurso. Isso garante que o motorista não acelere mais ou menos a cada passagem. E que a pressão no acelerador não varie de motorista para motorista. É isso que garante a repetibilidade do teste. Utilizando o ciclo QUATRO RODAS, qualquer motorista treinado na metodologia é capaz de obter os números com variância desprezível.

QUATRO RODAS também descarta os resultados mínimos e máximos das passagens, calculando a média das passagens intermediárias. Na rua, em condições normais, todos nós podemos conseguir consumos diferentes. Há condições de rodagem que podem até favorecer um consumo superior de forma momentânea. Porém, esses resultados são descartados por nós. Lembre-se: padronizamos as condições da medição para obter comparabilidade entre diferentes carros.


OS MAIS ECONÔMICOS (COM GASOLINA)

PosiçãoModeloConsumo Urbano (km/l)
BMW i8 AT24,2
Ford Fusion Hybrid Titanium AT21,3
VW Speed Up! 1.0 TSI14,5
VW Take Up! 1.0 MT14,2
VW Fox 1.0 Bluemotion MT14,2
VW Move Up! 1.0 MT14,1
Smart MHD 1.0 AT14
VW Gol 1.0 Comfortline MT13
Kia Picanto 1.0 MT12,7
10ºAudi A1 1.4 TFSI Sport AT12,6
11ºChery QQ ACT 1.1 MT12,6
12ºFord Ka Sedan 1.0 MT12,5
13ºHonda City EXL 1.5 CVT12,5
14ºMercedes-Benz C 180 Avantgarde 1.6 Turbo AT12,5
15ºPeugeot 208 1.2 MT12,5
16ºSuzuki Swift Sport R 1.6 MT12,4
17ºSmart Brabus 1.0 AT12,3
18ºVW Golf Highline 1.4 TSI Flex AT12,3
19ºFord Ka Sedan 1.5 SEL12,1
20ºHyundai HB20 1.0 MT12
21ºMini Cooper 2.0 Turbo AT12
22ºFord Ka 1.5 SEL MT11,9
23ºChevrolet Cruze LTZ II 1.4 Turbo AT11,8
24ºNissan Versa Unique 1.6 MT11,8
25ºVW Golf Variant 1.4 TSI AT11,8



(Fonte: Quatro Rodas)