quinta-feira, 11 de agosto de 2011

A feira dos aventureiros


Categoria: Off-road, Programe-se
Jornal do carro - 11 de agosto de 2011 | 11h30 |

Começa nesta quinta-feira, 11, a partir das 14h, na Bienal do Parque do Ibirapuera, zona sul da capita, a 13ª edição da Adventure Sports Fair, um dos mais importantes eventos dedicados aos esportes e turismo de aventura da América Latina.
O ingresso custa R$ 17. Crianças de até 10 anos e adultos com mais de 65 anos não pagam.
Entre as atrações da feira, destaque para as pistas off-road montadas pela Fiat e Volkswagen.
Nelas, visitantes habilitados poderão conhecer os recursos oferecidos nos veículos 4×2 da linha Adventure Locker.

Também será possível dirigir uma picape 4×4, a Amarok.
Devido ao número limitado de vagas no Parque do Ibirapuera, a Adventure Sports Fair oferece um sistema exclusivo de traslado gratuito, que levará você de um dos 3 estacionamentos alternativos até o evento (veja acima). Dica: utilize transportes coletivo. Ou melhor ainda, vá de bike!
                  
  • Quando
De 11 a 14 de agosto de 2011.
  • Horário
Quinta e sexta-feira: das 14h às 22h.
Sábado: das 10h às 22h.
Domingo: das 10h às 20h.
Onde:Bienal do Ibirapuera – Av. Pedro Alvares Cabral, s/n
Ingressos: R$ 17 (individual e válido para um dia de evento).
Grátis para crianças de até 10 anos e adultos com mais de 65 anos.


VW Passat derrota Mercedes C 180

10 de agosto de 2011 | 0h10 |Comparativo, Mercedes-Benz, Volkswagen
por: NÍCOLAS BORGES/jornaldo do carro
Retoques no Mercedes (à esq.), mais esportivo, foram mais incisivos que os no conservador Volkswagen.


Preço e desempenho foram fundamentais. Para resumir, o VW tem motor 2.0 de 211 cv e parte de R$ 106.700, enquanto o Mercedes é impulsionado por um 1.8 de 156 cv e sua tabela começa em R$ 116.900. Os dois propulsores trazem injeção direta de gasolina e turbo.
Além de ter mais potência, o Passat vem com câmbio automatizado de duas embreagens com respostas mais rápidas no modo manual. Não que a caixa automática do Classe C seja ruim. Pelo contrário, pois ela é de sete velocidades. Mas não há aletas atrás do volante, como no rival.
Com tudo isso, o três-volumes da VW acelera e retoma velocidade com maior prontidão. Nele, ir de 0 a 100 km/h leva 7,6 segundos, ante 8,9s no concorrente. A diferença só não é maior devido ao ótimo torque do Mercedes, de 25,5 mkgf – só 3 mkgf a menos que no Passat. Por isso, o C 180 está bem longe de ser um carro lento.
O sedã que carrega a estrela de três pontas contra-ataca no comportamento dinâmico que agrada mais a quem gosta de conduzir esportivamente às vezes. Méritos da tração traseira e da direção hidráulica com assistência variável, que fica mais direta em certas situações. Até o pedal do acelerador, que exige esforço maior do pé, aumenta a sensação de esportividade.

Volante e parte central do painel são duas das novidades internas do Classe C (Fotos: Sérgio Castro/AE)
Por dentro, a reestilização do Classe C (foto acima) é bem perceptível, com a parte central do painel e o volante redesenhados. No Volks (ao lado), por sua vez, de novo só há bancos e o relógio analógico no centro do painel, que teve modificados alguns botões e a iluminação.
Passat mudou pouco por dentro. Painel pode ter navegador integrado (Foto: Ricardo Hirae/Divulgação)