quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

up! é bicampeão no ranking Folha-Mauá; Volkswagen Fox, Golf e Jetta também são destaques de alto desempenho e baixo consumo


A Volkswagen teve quatro modelos considerados os melhores em suas respectivas categorias em termos de desempenho e baixo consumo de combustível, de acordo com o  ranking Folha-Mauá. O up! foi eleito, pelo segundo ano consecutivo, o melhor na categoria “Populares 1.0”, dominando todas as provas de desempenho neste ano.

“Na edição de 2015, o hatch volta a ser primeiro nas quatro avaliações de desempenho realizadas. Só que agora ainda mais distante dos rivais –há um intervalo de 4,6 segundos entre o up! TSI e o Ford Ka na prova de aceleração”, destaca o jornal Folha de S. Paulo, que realiza os testes em parceria com o Instituto Mauá de Tecnologia (IMT). Nas provas de aceleração, o up! fez de 0 a 100 km/h em 10,2 segundos (com etanol). Na retomada de 80 km/h a 120 km/h, o compacto cumpriu em apenas 9,6 segundos (etanol), sendo que os concorrentes realizaram a mesma prova em torno de 16 segundos.

Além do excelente desempenho em acelerações e retomadas, o up! TSI também se destacou pelo baixo consumo de combustível. Com gasolina, o up! TSI registrou médias de consumo de 13,1 km/l na cidade e de 17,8 km/l na estrada, que resulta em excelente autonomia para longas viagens, com o novo compacto da Volkswagen.  

 “Os excelentes resultados no ranking Folha-Mauá são fruto de um trabalho contínuo que a Volkswagen está realizando para oferecer no mercado brasileiro veículos com alta performance, baixo consumo de combustível e prazer ao dirigir. Nesse contexto, vale ressaltar a importância do novo motor 1.0 TSI Total Flex – o primeiro com injeção direta, turbocompressor e flexível produzido no Brasil. Lançado no País em julho, esse motor é um marco na indústria nacional em termos de inovação e fez do up! TSI o veículo mais premiado no Brasil em 2015, conquistando dez prêmios em apenas cinco meses”, afirma José Loureiro, gerente executivo de Desenvolvimento do Veículo Completo da Volkswagen do Brasil.

Fox, Golf e Jetta demonstram excelente desempenho e baixo consumo

O Fox BlueMotion, equipado com o motor 1.0 três cilindros, da família EA211, também se destacou no ranking Folha-Mauá: “Outro popular da Volks fez bonito nos testes de 2015: o Fox BlueMotion. Calibrado para ser econômico, o compacto flex foi o primeiro colocado em todas as medições de consumo de sua categoria”, publica o jornal. O Fox BlueMotion registrou média de 14,3 km/l na cidade e 18,6 km/l na estrada (gasolina).

Na categoria de hatches médios, o Golf 1.4 TSI, de 140 cv, também reforçou a eficiência da tecnologia TSI, conciliando alto desempenho, baixo consumo de combustível e prazer ao dirigir.  O jornal destacou: “A eficiência foi comprovada pelas vitórias nas avaliações de consumo e desempenho com gasolina no tanque”. Nas provas de aceleração, o Golf precisou de apenas 8,6 segundos para atingir 100 km/h, o mais rápido de todo o segmento. Em consumo, o Golf também foi o mais eficiente da categoria (gasolina): 12,1 km/l (urbano) e 17,8 km/l (rodoviário).

Para comprovar a eficiência de toda a gama de motores TSI, o Jetta Highline, equipado com motor 2.0 TSI de 211 cv, também fez bonito na pista. Como um legítimo sedã esportivo, o Jetta cumpriu a prova de 0 a 100 km/h em apenas 7,6 segundos, bem mais rápido que os demais concorrentes da categoria de sedãs médios. Assim como os demais modelos equipados com a tecnologia TSI, o Jetta demonstrou que é possível conciliar alto desempenho e baixo consumo: médias de 16,4 km/l no ciclo rodoviário, de acordo com o ranking Folha-Mauá.   

up! TSI é o mais premiado do ano

Onze prêmios em apenas cinco meses. Desde o seu lançamento, em julho, o Volkswagen up! TSI tornou-se o veículo mais premiado do Brasil em 2015. Além de ter sido o melhor da categoria em todas as provas de desempenho no ranking Folha-Mauá, o modelo também ganhou os títulos de “Carro Abiauto 2015” e “Melhor Compacto 2015”, na 17ª edição da eleição organizada pela Associação Brasileira da Imprensa Automotiva (Abiauto). O up! TSI também foi considerado a “Compra do Ano 2016” entre os hatches compactos pela revista Motorshow.

O modelo conquistou ainda o título de “Melhor Carro Nacional até R$ 60.990” no prêmio Top Car TV 2015 (que reúne os principais programas de televisão e sites com conteúdo televisivo especializados em automóveis no Brasil), e eleito o melhor “Automóvel de Passeio – Motor 1.0”, na primeira edição do prêmio L’Auto Preferita, promovido pelo jornalista Cláudio Carsughi. O júri é formado por 20 jornalistas especializados.

O compacto Volkswagen também foi eleito “O Lançamento do Ano” pela revista Carro, entre todos os modelos de todas categorias à venda no mercado brasileiro. O júri é formado por 12 jornalistas especializados, sendo 6 da revista Carro (Motorpress Brasil) e outros 6 convidados.

A Volkswagen também foi a marca mais premiada no “Ten Best 2016”, da revista Car and Driver. O júri, formado por jornalistas da revista, após avaliação de 231 modelos do mercado brasileiro, elegeu o move up! TSI como o “Melhor Carro Sustentável” e o speed up! TSI como o “Melhor Hatch”, com grande destaque para o novo motor 1.0 TSI Total Flex.

O up! TSI ainda foi eleito o "Melhor Carro Compacto" no prêmio “Car Awards Brasil 2016”, promovido pela revista Car Magazine. O modelo foi escolhido pelos jornalistas da revista e pelo voto popular, pela internet. De um total de 71.892 votos, o up! TSI obteve 40% da preferência do público.

No início de novembro, o novo motor 1.0 TSI Total Flex foi eleito o “Motor do Ano 2016” na 49ª edição da premiação Carro do Ano, promovida pela Revista AutoEsporte, da Editora Globo. O júri, composto por 16 jornalistas especializados e engenheiros convidados pela revista, escolheu o novo 1.0 TSI Total Flex o melhor entre os motores de até 2.000 cm³ de cilindrada.