quinta-feira, 1 de setembro de 2011

VW SpaceFox veste adereços e vira SpaceCross


31/08/2011 - Rafael Mandelli, de Campinas (SP) / Fonte: iCarros
 
 
 
A versão com adereços do SpaceFox, batizada de SpaceCross pela Volkswagen, chega às concessionárias da marca neste mês. A novidade custa R$ 57.990 na versão manual e R$ 60.690 com câmbio automatizado i-Motion. O motor, entretanto, mantém a mesma configuração do modelo do qual deriva: 1.6 litro bicombustível de 104 cv de potência.

Os equipamentos que caracterizam o modelo como “Cross” foram baseados no CrossFox. Contudo, o modelo recebeu adaptações mecânicas, como a nova suspensão, elevada em 33 mm na frente e 35 mm na traseira, além de componentes de segurança como airbag duplo e retrovisor interno eletrocrômico. De série, contam também ar-condicionado, direção hidráulica, retrovisores com ajuste elétrico e computador de bordo.

Na aparência, além dos detalhes off-road, os faróis de neblina foram estendidos para dar a impressão de que o carro é maior. Já na parte de trás, o para-choque foi redesenhado e ganhou aplicações de plástico nas cores preta e cinza, mesma tonalidade usada nas rodas de 15 polegadas.

Mais alta, SpaceCross oferece estabilidade

A versão com câmbio automatizado i-Motion foi avaliada em um percurso de pouco mais de 150 quilômetros, com rodovia de ótima pavimentação, estradas  secundárias com asfalto regular até um trecho de terra. A suspensão elevada, junto dos pneus que a perua ganhou (205/RR 15” em vez dos 195/55 15” usados da versão original do modelo), dão estabilidade e conforto, principalmente nas partes de terra. Faltou, porém, a opção de equipar o carro com pneus de uso misto.
 
 A versão automatizada do carro, no entanto, dá trancos na hora que o veículo muda de marcha, assim como acontece com o SpaceFox. Contudo, o modelo tem como opcional o volante com ”shift paddles”, o que torna a função de troca de marchas mais suave. Outro diferencial do modelo são os discos de freio. A Volkswagen aumentou em 24 mm o conjunto dianteiro. De acordo com a marca, o objetivo foi de proporcionar uma melhor sensação na frenagem.  

Com câmbio manual, a perua vai de 0 a 100 km/h em 11,5 segundos (com etanol). Já com o sistema i-Motion, com o mesmo combustível, o modelo alcança 100 km/h em 12 segundos. Ainda de acordo com a montadora, em ambas as configurações de câmbio, o carro mantém a média de consumo de 13,8 km com um litro de gasolina e 9,3 km/l com etanol.
 Além dos itens de série já citados, o modelo conta também com regulagem de altura no banco do motorista, destravamento do porta-malas pela chave, retrovisor direito auto rebatível, além do sistema “Coming Leaving Home”, que deixa as luzes do farol aceso por alguns segundos. Os opcionais, entretanto, elevam razoavelmente o valor do carro. Na versão com câmbio manual, a pintura perolizada, bancos em couro, CD-Player com MP3, Bluetooth e entradas USB e SD-Card, mais coluna de direção com ajuste de altura, somariam mais R$ 4.395 ao valor da perua. Na versão com câmbio automático, os mesmo itens somados ao volante multifuncional com shift paddles e comando do rádio custam R$ 4.890



Saveiro furgão roda em teste na Ayrton Senna

22/07/2011 - Anelisa Lopes / Fotos: Alexandre Gaspar / Fonte: iCarros



Duas unidades do Volkswagen Saveiro, na versão furgão, foram flagradas rodando em testes perto de Taubaté, no interior de São Paulo (região onde a montadora mantém uma fábrica) pelo leitor Alexandre Gaspar. Os modelos rodavam sem disfarces e com a caçambas fechada, sendo um com janela e outra sem.

O compartimento é fechado por uma porta, no mesmo estilo do Fiat Fiorino. Segundo a montadora, o projeto ainda não está finalizado, mas pelo estágio do veículo, o lançamento desta versão pode estar próximo (a parte traseira, no entanto, não ostentava o logo da montadora). A motorização não foi confirmada, mas, atualmente, a linha da Saveiro é comercializada somente com motor de 1,6 litro bicombustível.



Como evitar vidros embaçados no frio

04/07/2011 - Texto e fotos: Fernando Pedroso / Fonte: iCarros


Com o clima frio, é muito comum os vidros dianteiros e traseiros dos carros embaçarem em função da diferença de temperatura interna e externa do veículo. Este fenômeno acontece quando o ar de dentro do carro aquece, já que os vidros ficam fechados e a própria luminosidade externa aumenta a temperatura interna, causando o efeito estufa.

“A umidade de dentro também aumenta devido à respiração dos passageiros e do próprio aquecimento. Como a superfície das janelas está fria em função do contato com o ar exterior, a umidade condensa e forma o que chamamos de 'embaçamento'”, explica Jomar Napoleão, vice-diretor do Comitê de Veículos Leves do Congresso SAE Brasil 2010.

Alguns modelos contam com desembaçador para eliminar esta situação, mas, no caso dos populares, por exemplo, o equipamento só está disponível como opcional. Já as picapes compactas nem contam com a facilidade. Sem o acessório, a visibilidade pode ficar prejudicada e, com isso, o motorista está sujeito a acidentes. Saiba, no entanto, que essa situação é simples de ser evitada com alguns cuidados.

Se o modelo contar com o desembaçador traseiro, é só ligá-lo. Ele é composto por filetes elétricos que esquentam o vidro e eliminam a umidade. Caso não possua o sistema de desembaçamento, o primeiro passo é manter as janelas limpas por dentro e por fora. Mesmo a sujeira que não está aparente aparece quando o vidro começa a embaçar. Use produtos específicos para limpeza ou esfregue jornal na superfície.

Napoleão ensina também a injetar ar externo mais frio, abrir as janelas ou ligar circulação forçada de ar. “Normalmente, para ter uma boa eficiência, o ideal é usar o ar-condicionado, que retira a umidade do interior do veículo e, por isso, o 'desembaçamento' é mais rápido”, diz. “Nos veículo somente com ventilação, deve colocar a rotação no máximo e deixar as janelas pelo menos com uma fresta, para que haja troca de ar com o ambiente externo.”