terça-feira, 13 de setembro de 2011

Potência e muito espaço

13.09.2011| 01:30- O Povo On line
A perua da Volkswagen encanta qualquer motorista disposto a desembolsar pelo menos R$113 mil.
É muito espaço e luxo num só carro. O Passat Variant impressiona. O Volkswagen mede 4,77 metros e motor 2.0 TSI de 211 cv e 28 kgfm a partir de 1.700 rpm. Trocando em miúdos, pode pisar, que mesmo com cinco passageiros ele vai responder. A Variant chega a uma alcançar 210 km/h com leveza, indo de 0 a 100 km/h em 7.7 segundos. Com transmissão DSG de seis marchas e sistema de frenagem automática (Front Assist II), agregada ao sistema ACC de controle dinâmico de cruzeiro, o carro dispõe da tecnologia que freia automaticamente em velocidades de até 30 km/h quando detecta um veículo no caminho, mesmo que parado.
Por dentro o Passat Variant também se mostra superior a muitos concorrentes que acabaram caindo no gosto dos fortalezenses, mas não oferecem tanto em itens de conforto e segurança. Logo de início o teto solar panorâmico atende não apenas motorista e carona, mas os passageiros do banco de trás também poderão contemplar uma bela noite ou o sol do fim da tarde (porque durante o dia em Fortaleza não convém aguentar a força do astro rei na cabeça). De acordo com a montadora, o teto é 300% maior que os convencionais. Os controles são elétricos e o teto pode abrir total ou parcialmente, e ainda com inclinação.

Diferenciais
Além do conforto, o Passat Variant deve ganhar o consumidor com pequenos detalhes que facilitam a vida no dia a dia e dão maior segurança. Um desses itens é o botão que fecha o porta-malas automaticamente. E para manter o enorme porta-malas (513 litros) inteiro, é possível acionar outro botão que mostra os espaços disponíveis, paralelos ou perpendiculares à via, e permite que o motorista estacione automaticamente no espaço escolhido com precisão de centímetros (Park Assist II - opcional).
Outro “mimo” que o Passat Variant traz é o ajuste elétrico do banco tanto do motorista como do carona. No caso do motorista, o ajuste tem memória para até três condutores, o que facilita a vida de quem tem um carro utilizado por mais de um motorista. Para contrabalancear tanto conforto, o Passat Variant vem, pela primeira vez num carro da Volkswagen, com o sistema de detecção de fadiga. O equipamento detecta a perda de concentração do motorista (com a combinação de diversas variantes como muito tempo sem movimentação do volante) e o avisa através de um sinal auditivo com cinco segundos de duração. Uma mensagem visual também aparece no painel de instrumentos, recomendando que o condutor pare para descansar. Caso o motorista não pare dentro dos próximos 15 minutos, o aviso é repetido.
Para encarar tanta tecnologia o dono de um Passat Variant tem que desembolsar pelo menos R$113 mil, preço de entrada da station wagon. A partir daí é possível ainda incrementar em mais de R$20 mil o carrão e contar com itens como faróis bi-xenon com led, sistema de partida sem chave e rádio com navegador.