quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Bem-vindo ao futuro.


Apresentamos o Golf GTE, primeiro veículo plug-in híbrido da Volkswagen. Em fase de avaliação de mercado no Brasil, modelo une o melhor de dois mundos: o alto desempenho do Golf e a tecnologia sustentável.

O futuro pode ser do jeito que você imagina. Dark, chuvoso e melancólico, como no filme cult “Blade Runner”. Povoado por skates coloridos voadores, tênis de grife autoamarráveis e drones levando cãezinhos para passear, seguindo a linha pop de “De Volta Para o Futuro 2”. Eletrônico, robotizado e hipnótico, na pegada do som produzido por Daft Punk e Kraftwerk. Mas, se pensar em carro, o futuro tem tudo a ver com o Golf GTE. Desenvolvido na matriz da Volkswagen, na Alemanha, e lançado na Europa neste ano, o veículo é o primeiro plug-in híbrido esportivo da marca. 

Une o desempenho característico da linha GT do Golf à tecnologia sustentável, sem emissões de poluentes no modo elétrico. O modelo está passando por avaliações mercadológicas no Brasil. É um carro moderno, inovador e que pode rodar grandes distâncias sem emitir CO2, diz Paulo Takamura, engenheiro do produto de Powertrain, divisão responsável por motores e transmissões da Volkswagen do Brasil. O Golf mistura o melhor de dois mundos: baixo consumo de combustível e alta eficiência energética com potência, desempenho e esportividade, afirma Henrique Sampaio, gerente de Marketing de Produto. 

Um dos quatro profissionais brasileiros da montadora enviados à Alemanha para treinamento e certificação junto a carros de alta tensão – elétricos, híbridos e plug-in –, ele explica que o grande diferencial do modelo em relação a um híbrido comum é que, além de permitir o carregamento das baterias através da energia de frenagens e do motor a combustão, no Golf GTE elas também podem ser recarregadas em tomadas comuns. Por isso ele é um plug-in híbrido. 

Outro destaque é a autonomia: o veículo consegue rodar até 50 quilômetros sem a necessidade de recarga quando o modo elétrico está selecionado. O modelo também é extremamente silencioso – o motorista escuta apenas o som dos pneus em contato com o solo, conta o engenheiro. Não à toa, uma das estrelas de “Enjoy the Silence”, campanha recentemente lançada pela Volkswagen na Europa, é o Golf GTE. Ao lado de outros carros da empresa desenvolvidos com foco na mobilidade sustentável, ele chega a um cruzamento barulhento de Hannover, na Alemanha; imediatamente, o caos sonoro é substituído por um suave coro infantil, que canta o hit homônimo do Depeche Mode. 

Itens inovadores, como faróis e lanternas de LED, também conferem um toque futurista ao novo modelo. Por essas e outras, Takamura aposta que a novidade tem tudo para agradar diferentes públicos, dos fãs de carros esportivos aos entusiastas de tecnologia. 




tudo azul.

O Golf GTE tem o azul como símbolo. A cor é uma característica da Volkswagen e-mobility e foi escolhida para substituir o vermelho presente no GTI. No interior do carro há costuras decorativas azul-claro no volante revestido de couro, nos bancos e na manopla do câmbio. Com a iluminação ambiente azulada, a equipe de design acentuou a ligação visual com o mundo da mobilidade sustentável.

Para entrar no e-mode (modo elétrico), o motorista só precisa acionar um botão – além do modo elétrico, ele aciona outros três modos de condução.



verde-e-amarelo.

A Volkswagen está avaliando a performance do Golf GTE em território brasileiro. Essa análise inclui condições de trânsito e de relevo – bem diferentes da Europa, onde o carro foi desenvolvido –, reação a lombadas e buracos, e também comportamento nas estradas de todas as regiões do País. 

inteligência artificial.

Eletrônica de potência e de gerenciamento são outros componentes com tecnologia inovadora. O motorista não precisa fazer nada: o carro escolhe automaticamente o modo mais econômico para cada situação de uso.




» O modelo une baixo consumo e alta eficiência energética com potência, desempenho e esportividade. «





carga total.

A bateria do motor elétrico é um dos componentes de maior tecnologia do Golf GTE. É feita de íons de lítio, a mesma dos smartphones, mas em dimensão 600 vezes maior. Ela precisa de cerca de três horas e meia para carregar completamente em uma tomada convencional e duas horas e meia quando se usa uma estação de recarga.












muita potência.

Dois motores estão presentes no automóvel: um eficiente 1,4l TSI a combustão, com 150 cv, e um elétrico, de 102 cv. Quando trabalham juntos, os dois geram potência combinada de 204 cv.










» É um carro moderno, inovador e que consegue rodar por muito tempo sem emitir CO2. «


(Fonte: http://magazine.volkswagen.com.br/bem-vindo-ao-futuro.html)