quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Segredo: VW T5 será feita no Brasil

Publicado em 03-01-13 às 09h45 por Car and Driver


Sucessora da Kombi será produzida em Resende (RJ) em 2014

Por Diogo Dias // Fotos: Divulgação











Volkswagen ainda não confirma oficialmente a vinda da van T5 Multivan ao Brasil, mas Car and Driver correu atrás de fontes ligadas à marca e descobrimos: a sucessora da Kombi chega ainda neste ano importada da Alemanha. Em 2014 ela passa a ser feita no Brasil.

A T5 será fabricada na planta da MAN/VW, na cidade de Resende (RJ). A equipe de engenharia da VW tentou adicionar o ABS e airbag na Kombi por conta das novas normas de segurança veicular exigida pelo governo e que passa a ser válida a partir de 2014. Mas não deu certo, já que a estrutura da Kombi não resiste à implementação do ABS e airbag, segundo fontes consultadas. Assim, a marca decidiu trazer a T5 como substituta da Kombi,em produção desde 1957 – trata-se do veículo com maior tempo no mercado.

Atualmente existem aproximadamente 20 unidades da T5 em testes em Resende. De início a T5, será importada da Alemanha na versão Multivan, topo de linha, que se dirige aos clientes executivos. Em 2014 a VW começa a fabricação das versões Transporter e a com eixo curto, ambas voltadas ao transporte de materiais. A opção Multivan contará com o motor 2.0 16V Turbo FSI (204 cv) enquanto a Transporter trará o conhecido motor 2.0 (já usado no Golf) e que rende 115 cv.