quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Atenções para um bom funcionamento do Airbag

Hoje em dia é muito comum carros com Airbag de série. Em 2014, o Airbag frontal será obrigatório para todos os carros. Mas para uma otimização da funcionalidade do dispositivo, você precisa tomar alguns cuidados.


1º: O cinto de segurança deve ser usado sempre. Além de seguro, isso evita com que o piloto ou passageiro entrem em contato com o Airbag quando este ainda está inflando, momento em que não atingiu ainda seu maior grau de proteção.

2º: Não se deve manter o corpo muito próximo do local de onde o Airbag sairá. Isso é certa de 30 cm do volante ou do painel. O motivo é o mesmo do item anterior: o Airbag encontrará o corpo da pessoa antes de estar completamente inflado. Caso o motorista ou passageiro seja uma pessoa que impossibilite essa distancia, como uma gestante, deve-se considerar desligar o Airbag (veja no manual do carro).

3º: Nunca carregar uma criança pequena no banco da frente, mesmo que tenha uma cadeirinha de transporte. Além de ser proibido no Brasil, a pressão e o impacto de um Airbag é extremamente perigoso para uma criança pequena, causando ferimentos gravíssimos ou até mesmo a morte. Crianças no banco de trás sempre.

4º: Evite manter objetos entre o Airbag e o corpo da pessoa. As vezes, em uma viagem, o passageiro leva alguma mala pequena no colo, mas caso o Airbag seja acionado, essa mala, por menor que seja, pode causas ferimentos sérios.

5º: O passageiro não deve andar com os pés no painel. Não só porque o Airbag pode machucar muito, mas também porque o cinto torna-se menos eficiente e uma colisão frontal ou semi frontal, mesmo fraca, pode causar uma fratura com facilidades nessa posição.

Lembre-se que atenção, conscientização e bom senso ainda são os dispositivos de segurança mais eficientes. Mas quando algum acidente for inevitável, é sempre bom estar preparado e em velocidade permitida.

VW apresentará SUV inédito e up! no Salão de SP




Presidente mundial do grupo Volkswagen virá ao Brasil para lançamento global



Fonte: www.revistaautoesporte.globo.com
Volkswagen  | 17/10/2012 .Ricardo Sant'Anna

Conceito Cross Coupé, apresentado no Salão de Tóquio 2011, servirá de inspiração para novo SUV


A Volkswagen reservou o Salão do Automóvel de São Paulo para um grande lançamento mundial. Autoesporte apurou com fontes da montadora que o grupo alemão revelará no Brasil o conceito de um novo SUV baseado no pequeno up!, posicionado abaixo do Tiguan para ser um futuro rival de EcoSport, Tracker, 2008 e outros SUVs de baixo custo. O lançamento é tão importante que contará com a presença de ninguém menos do que o presidente mundial do grupo VW, Martin Winterkorn.

Martin Winterkorn, 
CEO do Grupo Volkswagen
Na última segunda-feira, o site norte-americano Automotive Business trouxe a confirmação do porta-voz do grupo VW, Peter Thul, de que a marca trabalha em novos utilitários esportivos. O conceito a ser revelado no Brasil terá como base a plataforma NSF (de New Small Family, ou pequena plataforma de carros na tradução literal). Além deles, especula-se que a marca prepara outros crossovers com base na plataforma MQB. Fala-se em uma possível SUV do Polo e outro maior, com sete lugares, voltado ao mercado norte-americano a ser revelada no Salão de Detroit, em janeiro.
Em entrevista ao site alemão Automobilwoche, o chefe de desenvolvimento e membro do conselho do grupo VW, Ulrich Hackenberg, reforçou o futuro lançamento do pequeno crossover sobre a MQB. ”A plataforma transversal modular oferece essa possibilidade (de produzir um pequeno crossover), junto com a tração adequada. É um segmento em alta, e antes de ver a aprovação dos concorrentes, nós devemos fazer o nosso próprio produto”, disse.
O novo crossover terá linhas inspiradas em outro conceito que também estará no Salão, o Cross Coupe, revelado no Salão de Tóquio do ano passado. Hackenberg não confirmou a data de produção do modelo, mas citou um período de dois anos, com uma chegada prevista para 2014. Isso reforça ainda mais o lançamento do conceito do modelo no Brasil, enquanto a versão de produção deve ser conhecida em 2013. O lançamento no mercado não acontecerá antes da próxima Copa do Mundo.
Salão terá mais de uma versão conceitual do VW up!
Escondido a sete chaves pela montadora alemã, o conceito aguarda a mostra ao lado do pequeno up!, que também será mostrado no Salão em mais de uma versão conceitual, inéditas para o país, mas já mostradas na Europa. Todos eles deverão ser conhecidos apenas na próxima segunda-feira (22). Eles não devem ser atrações do evento VW Group Night, evento que acontece no próximo domingo (21), com a presença de mais de 100 jornalistas estrangeiros. Eles verão de perto modelos inéditos no Brasil de todas as marcas do grupo, incluindo as premium Lamborghini, Porsche, Audi, Bentley e Bugatti e a fabricante de motos Ducati. O novo Fusca e o Gol de duas portas também serão atrações da marca no Salão do Automóvel.