terça-feira, 23 de agosto de 2011

Os carros mais baratos para consertar

Estudo do Cesvi Brasil aponta grandes diferenças de preço no reparo de veículos de uma mesma categoria.
Por: Marcela Ayres, de exame.com /Veículos | 23/08/2011 12:30

São Paulo – Quem tem carro sabe: terminada a compra do veículo novo, os gastos que virão pela frente superam com folga a usual abastecida nos postos de gasolina. Além do desembolso com o IPVA e licenciamento todos os anos, o consumidor também se depara com eventuais custos de reparação. Segundo estudo desenvolvido pelo Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária), essas despesas variam e muito de carro para carro.
Elaborado pela entidade, o índice Car Group aponta os veículos com conserto mais em conta em diferentes categorias. Em uma escala que vai de 10 a 60, quanto mais baixa a nota recebida, menor é o desembolso com o carro depois de uma batida. Em alguns casos, as diferenças saltam aos olhos. No universo dos populares, o conserto dos carros mais econômicos (C3 HB, Ford Ka e Novo Fox) custa quase a metade do valor dispendido no reparo do veículo mais caro (Palio Fire). No segmento dos sedãs compactos, a disparidade é ainda maior - enquanto o Novo Polo recebeu nota 11, a mais baixa da lista, o Peugeot 207 Passion ficou com nota 27.
O ranking considera apenas os automóveis disponibilizados pelas montadoras para teste. Confira, entre eles, quais são os carros com melhor e pior custo de reparação:
Para avaliar a facilidade e o custo do reparo, o Cesvi realizou crash-tests nos veículos antes mesmos dos modelos chegarem às ruas. As condições simuladas foram as mesmas para todos os automóveis: impacto em velocidade de 15 km/h com colisão de 40% da dianteira esquerda e 40% da traseira direita.
Após a batida, os veículos foram levados para uma oficina do próprio Cesvi. "Alguns modelos possuem componentes voltados para a absorção da energia de impacto, o que acaba fazendo com que sejam menos danificados em colisões, diminuindo o preço do reparo", explica Claudemir Rodriguez, analista técnico do Cesvi. 
Além da extensão do dano, também foram contabilizados o preço das peças de reposição e o tempo necessário para o serviço ser inteiramente concluído. A nota final, fruto da análise destas três variáveis, também costuma afetar o valor pago pelos consumidores na contratação do seguro. 
Como o Cesvi realiza o teste antes dos veículos serem lançados no mercado, muitas seguradoras consideram os resultados divulgados pelo índice Car Group na montagem de suas tabelas de preços, já que os carros ainda não contam um histórico de roubos que justifique tarifas mais ou menos baratas