terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Tiguan com grife


O novo Tiguan chega ao Brasil (trazido do México). O carro foi incorporado à linha R-Line, a grife de modelos premium da montadora alemã. 
O Tiguan R-Line é o terceiro modelo com os itens da linha R-Line no Brasil. O primeiro foi o Passat CC

A linha 2013 do Tiguan tem um R a mais. O modelo chega às lojas como parte da “grife” R-Line. O Tiguan é posicionado como um utilitário esportivo premium e desembarca do México anunciado como o primeiro modelo da Volkswagen a oferecer as duas opções R-Line: R-Line Exterior e R-Line Completo. O POVO dirigiu a versão completa entre Campinas e Itatiba, no interior de São Paulo.

O modelo não é, por assim dizer, uma grande novidade visual. Por ser uma evolução ao radical do Tiguan anterior, perde o impacto enquanto novidade. Mas há mudanças nos detalhes. O trecho percorrido foi ora em auto-estrada (Rodovia Bandeirantes), ora em área urbana, ora em terreno mais íngreme, mas em nenhum momento fora-de-estrada. O veículo oferece conforto ao dirigir e respondeu bem ao pé nos trechos de velocidade. Chegamos aos permitidos 110 km sem desconforto.

O Tiguan R-Line é o terceiro modelo com os itens da linha R-Line no Brasil. A Volkswagen R é uma divisão da marca especializada no desenvolvimento de modelos esportivos e exclusivos. O primeiro foi o Passat CC R-Line, há quase dois anos - em fevereiro de 2011. Depois o Touareg R-Line, em agosto passado, como O POVO mostrou na época.

A nova versão estreia no País após um ano do Novo Tiguan no Brasil. Em outubro de 2011, o Novo Tiguan trouxera inovações tecnológicas, como o detector de fadiga, partida do motor sem uso da chave e o Park Assist II – um assistente para auxílio no estacionamento em vagas paralelas e transversais.

O carro tem motor 2.0 TSI, com potência de 200 cv, transmissão automática de seis marchas. O sistema permite trocas manuais junto ao volante – por shift paddles (as alavanquinhas que respondem a toques) e a chamada tração 4Motion.
Mas o que significa ser um R-Line? A montadora vende como uma grife “diferenciada”. Os produtos com esta grife são o topo de linha dos importados da Volks. No rol de diferenciações, novas rodas de liga-leve, novos para-choques e um volante esportivo. As versões customizadas e esportivas miram no público que deseja carros personalizados pela própria fábrica. Para atender, o Grupo Volkswagen criou uma empresa especialmente dedicada a essa tarefa, a Volkswagen R.

No design, detalhes. Logo abaixo do para-choque frontal estão os faróis de neblina, nas aberturas de ventilação laterais. Os faróis auxiliares oferecem luzes direcionais, acionadas em curvas fechadas, em baixa velocidade. E seguindo o padrão de todos os demais modelos da montadora, as lanternas traseiras são uma marca. No Tiguan R-Line vêm bipartidas. A parte interna está incorporada à porta do bagageiro.

Os assentos acomodam bem a preferência habitual de quem dirige uma SUV. Nele, é fácil se sentir mais alto. Os bancos são eleváveis. Isso tanto na frente como atrás. O assento traseiro pode ter a posição ajustada longitudinalmente em até 16 centímetros, além de permitir regular o encosto. O bagageiro varia entre 470 a 1.510 litros. Varia conforme a posição do banco de trás.
A VW apresenta o Tiguan R-Line como um dos carros mais seguros do mundo. No discurso de venda, aponta para uma rígida célula que cerca o espaço dos passageiros e zonas de deformação para absorção de energia em caso de colisões. Ao todo são seis bolsas de ar (airbags) - dois dianteiros, dois laterais e dois de cortina. O sistema de freios é ABS e há controles eletrônicos de estabilidade e de tração. O detector de fadiga estala. Ele analisa a forma como o motorista dirige e compara com os 15 primeiros minutos de direção. Caso demonstre desvio no comportamento ao volante, o equipamento emite um alerta, sugerindo uma parada para descansar ou um cafezinho.

  •  O jornalista viajou a convite da Volkswagen do Brasil
  • Número: 126 mil reais foi o menor preço sugerido pela montadora 
  •  Saiba mais: 

R-Line Exterior – Tem para-choques esculpidos no leiaute R-Line e são da cor da carroceria. As saias laterais são na cor da carroceria e o aerofólio é exclusivo da linha R-Line. O R-Line Exterior tem difusor traseiro em preto texturizado, soleiras das portas de alumínio com logotipo R-Line. O logo também está na grade do radiador. As rodas são de liga-leve com 18 polegadas e pneus 235/50 R18.
R-Line Completo – Além de tudo o que o T-LineExterior possui, o modelo adiciona bancos dianteiros esportivos de couro “Vienna”, apoios de cabeça com logotipos R-Line e volante multifuncional com shift paddles, detalhes de alumínio e logotipo R-Line. Componentes interiores adicionais incluem forração de teto “Titan black” e cobertura dos pedais de aço inoxidável