sexta-feira, 20 de maio de 2016

GOL - Conexão a bordo.

Convidamos três apaixonados pelo Gol para contar suas histórias com o carro e conhecer, em primeira mão, o novo modelo. Com inovações de design, tecnologia e motorização, Novo Gol chega ao mercado como o veículo mais conectado da categoria.


Conheça o Novo Gol

Ele está mais conectado que nunca! E, neste making of, Alexandre, Gustavo e Vicente falam sobre o carro.


Se fosse uma pessoa, ele estaria quase virando um quarentão, daquele tipo conhecido e respeitado por todos. Em 14 de março, mais um capítulo de sua biografia ganhou as ruas e concessionárias. A data marcou o lançamento do Novo Gol, que traz inovações de design e motorização, além de ser o veículo mais tecnológico e conectado do segmento. 

O Gol tem uma jornada de 36 anos e forte relevância para a indústria automotiva brasileira: é o modelo mais vendido, produzido e exportado na história do País, explica Henrique Sampaio, gerente de Marketing do Produto da Volkswagen do Brasil. 

Criar uma versão moderna, que alinhasse a reputação conquistada ao longo de décadas com as novidades tecnológicas, virou, então, missão da equipe envolvida no projeto – que é 100% nacional. Segundo Sampaio, o maior desafio foi desenvolver um automóvel conectado, com novos motor e painel, além de design superior. Um hit e um ícone, o Gol traz agora três pilares-chave: tecnologia e conectividade, design e estilo e performance e economia de combustível. Iniciado há três anos, o projeto envolveu todos os departamentos da montadora no País, de engenharia e manufatura a marketing e logística. 

Conseguimos diminuir o preço do veículo em até 2,5%, dependendo da versão. E o motor ainda permite maior economia de combustível e melhor desempenho, diz Sampaio. Outra grande novidade é a conectividade, que praticamente faz do veículo uma extensão do smartphone dos consumidores. Eles usam aplicativos de trânsito, escutam música on-line, conversam mais por mensagem do que pessoalmente. O carro não pode ficar fora dessa realidade.


E, assim como o Gol tem história, não faltam brasileiros que têm história com o Gol. Convidamos três deles – proprietários de versões clássicas do carro – para conhecer de perto o novo modelo e contarem suas impressões. Nas próximas páginas você acompanha as histórias de Gustavo Morais, Alexandre Martins e Vicente Tripicchio com seus Gol e com o Novo Gol. 

Prazer ao dirigir

Abastecido com gasolina, o Novo Gol 1.0 acelera de 0 a 100 km/h em 12,6 segundos e atinge a velocidade máxima de 168 km/h. Já com etanol, são 12,3 segundos para chegar de 0 a 100 km/h e 170 km/h de velocidade máxima.






Potência e economia

Premiado pela imprensa especializada, o motor 1.0 de três cilindros Total Flex, da família EA211, é um dos mais eficientes do segmento em termos de performance e economia de combustível. Ele proporciona uma melhoria de eficiência energética de até 11% em relação ao modelo anterior. Na versão Highline, o Novo Gol mantém o motor 1.6 Total Flex, de até 104 cv (etanol). Já a versão Comfortline vem com opções de motorização 1.0 e 1.6. E o motor 1.6 ainda pode ser aplicado à transmissão automatizada.

» O desenho do novo painel deixa o sistema de infotainment ainda mais em evidência. É sensacional. «






Gol de geração em geração

A história do microempresário Vicente Tripicchio, 38 anos, com o Gol começou graças ao pai. Prestador de serviços para a Volkswagen, o imigrante italiano Guido Tripicchio só aceitou que veículos da marca fizessem parte de sua biografia. E Vicente seguiu à risca o mesmo princípio. Até hoje, já foram 16 Gol! Atualmente, ele tem um Gol GL 89 vermelho, um Fusca, uma Kombi e um Passat. O Novo Gol chamou sua atenção por muitos fatores, mas o principal deles certamente foi a conectividade, que ele classificou de “sensacional”. “O próprio design interno contribui para isso, já que o desenho do painel deixa o sistema de Infotainment em evidência”, explica. “A Volkswagen vem produzindo um carro com o mesmo nome há mais de três décadas, e continua evoluindo com o tempo.”





Conforto

O novo painel foi desenvolvido com base na filosofia “drive oriented” – a qual prevê que todos os botões e comandos fiquem voltados para o motorista, de forma privilegiada.

Na mão

O sistema de Infotainment App-Connect permite espelhamento do smartphone com as plataformas MirrorLink, Android Auto e Apple Car Play. Assim o motorista acessa seus aplicativos na tela de 5 ou 6,33 polegadas sensível ao toque.

Sofisticação

Todas as linhas do painel estão mais horizontais e, com a aplicação da nova tecnologia chamada In Mold Decoration (IMD), ganham destaque nas cores e grafismos aplicados.



Segurança

Com volante multifuncional (semelhante ao do Golf) e comandos de voz, o motorista consegue acessar mais facilmente o sistema de Infotainment do Novo Gol. Isso inclui selecionar mídias e operar o telefone e o sistema de navegação sem tirar as mãos do volante.

» Quando entro no meu carro, faço uma viagem para o passado; no Novo Gol, fiz uma para o futuro. «


Novas rodas

Todos os conjuntos de rodas de liga leve e calotas oferecidos são inéditos. São duas opções de rodas (de 15 e 16 polegadas), além das calotas aros 14 e 15.

Respiro

A entrada de ar na parte inferior do para-choque cresceu em relação ao modelo anterior: mudança inspirada na filosofia dos modelos GTI.


Detalhes nem tão pequenos

A tampa traseira tem estilo mais direto e retilíneo, com duas linhas que se conectam com o interior das lanternas. Essas, por sua vez, passam a ter desenho tridimensional, com a assinatura noturna mundial da Volkswagen.








De frente

Os novos faróis apresentam linhas mais lapidadas e formato sextavado para um visual modernizado.

De volta para o futuro

O administrador financeiro Alexandre Martins da Silva, 42 anos, sempre acompanhou, intrigado, a admiração do pai – segunda geração de mecânicos da família – por carros antigos. Perto de completar 37 anos, no entanto, ele também se reconheceu um apaixonado. “Lembrei do primeiro carro da minha mãe, um Gol, e me deu um estalo”, conta. Começou a montar sua pequena coleção e, hoje, tem cinco Kombi, um Gol branco 1982 e um Gol GTI amarelo 1992. Ao conhecer o Novo Gol, Alexandre não escondeu o encantamento. “O volante parece o de uma nave espacial! E o sistema de Infotainment praticamente fala com você!”, exclamava ao sair do carro após um rápido reconhecimento. A maior diferença entre seu modelo 1982 e Novo Gol? “Quando entro no meu carro, faço uma viagem para o passado; hoje, aqui, fiz uma para o futuro.” 

Completo

Outra novidade é que o Novo Gol chega com mais itens de série nas versões Trendline, Comfortline e Highline, o que reforça sua excelente relação custo-benefício. Direção hidráulica e novos sistemas de som (Comfortline/ Highline) são alguns exemplos.


» O design conseguiu trazer linhas novas e manter a imagem de carro robusto e confiável. «



Paixão antiga, linhas novas

Com 33 anos de estrada, o Gol 1983 (carinhosamente apelidado de Branquinho) de Gustavo de Almeida Morais, é a estrela da garagem. O administrador de empresas de 51 anos tinha 18 quando ganhou o carro dos pais – presente por ter entrado na faculdade. Por 20 anos, foi seu automóvel de uso diário. “Foi ele que trouxe meus dois filhos da maternidade e os levou pela primeira vez à escola”, conta. Assim que conheceu o Novo Gol, Gustavo rapidamente fez uma ligação com seu próprio carro. “O design conseguiu trazer linhas novas e manter a imagem de carro robusto e confiável”, diz, referindo-se ao modelo que ganhou placas pretas de colecionador em 2013. “O espaço do porta-malas também impressiona. O estepe é tão bem encaixado que nem se nota que está ali.” 




Novos tons

A paleta de cores chega com três novas tonalidades: Cinza Platinum, Prata Tungstênio e a inédita Azul Lagoon (acima). Há ainda outras duas cores metálicas – Prata Sirius e Azul Night – e três sólidas – Branco Cristal, Preto Ninja e Vermelho Flash. 







No solo

Estas versões vêm equipadas ainda com pneus “verdes”, que têm baixa resistência ao rolamento para redução do consumo de combustível. 













(Fonte: Magazine Volkswagen)