sexta-feira, 20 de julho de 2012

VW Gol e Voyage reestilizados





No próximo mese você verá em anúncios publicitários destaques para o “Novo Gol” e “Novo Voyage”. Mas não se trata de uma nova geração – a novidade é apenas a reestilização do já conhecido Gol G5, lançado em 2008. Gol e Voyage receberam a identidade visual global da Volkswagen, já apresentada nos modelos como Fox, Polo, Jetta e Passat. Ambos também ganharam novos equipamentos de série e opcionais.

Pacote Bluemotion 

Essa é a primeira vez que a linha Gol oferece o pacote Bluemotion, que prioriza a economia de combustível. Mas não houve alteração mecânica nenhuma: o pacote, opcional por R$ 324 nos modelos hatch e sedã, somente nas versões 1.0, oferece apenas pneus 175/70 R14 com baixa resistência à rolagem e indicadores de consumo instantâneo e troca de marcha no painel de instrumentos.

Motor 1.0 mais econômico
Segundo a Volkswagen, Gol e Voyage fazem a estreia da nova geração de motores 1.0, que traz melhorias de torque em baixas rotações. Não houve alteração de potência (76 cv com etanol). Combinado ao pacote Bluemotion, o motor 1.0 pode reduzir em até 8% o consumo de combustível em relação à versão 1.0 convencional, de acordo com a fabricante.

Linha 2013

Em 2008, Gol e Voyage revolucionaram o estilo da linha Volkswagen no Brasil. Com estilo nitidamente inspirado no Tiguan, a dupla rapidamente foi alçada ao topo do ranking de vendas. Entretanto, o lançamento do novo DNA mundial de design, incorporado posteriormente por Fox, Jetta e Passat, fez os best sellers ficarem defasados. 

A resposta da VW levou quase três anos, mas chegou. Projetados por designers brasileiros em Wolfsburg, os modelos ganharam faróis com traços mais retangulares, nova grade frontal e para-choque redesenhado. É inevitável a associação com o Fox. Na traseira, as semelhanças são com o Polo europeu: as lanternas e a tampa do porta-malas apresentam novo formato e o para-choque também é novo. No Voyage, as mudanças foram mais expressivas: agora o sedã tem lanternas que invadem a tampa do porta-malas, deixando-o parecido com o Jetta.

Foram realizadas mudanças também no interior. As saídas de ar redondas ganharam uma nova cobertura, decorada com um aro cromado central perceptível apenas quando estão fechadas. O novo rádio e a iluminação de LEDs brancos no painel deram um aspecto mais elegante à cabine, forrada com tecido composto por garrafas PET recicladas.

Debaixo do capô, ambos trazem o novo motor 1.0 TEC. Equipado com uma nova ECU (Unidade Eletrônica de Controle), novo coletor de admissão e novos bicos injetores, o conjunto 76 cv com etanol e 72 cv se abastecido com gasolina. Segundo a montadora, as mudanças resultaram em uma economia de combustível de até 4% em relação ao motor 1.0 VHT. Há também a oferta do pacote BlueMotion Technology, composto por pneus com baixa resistência ao rolamento, informe de consumo instantâneo de combustível e indicador de marcha ideal a ser utilizada, tecnologia esta que orienta o motorista a conduzir de maneira mais econômica. Com a inclusão deste pacote, a economia de combustível pode chegar a 8%. Além do motor de 999 cm3, Gol e Voyage continuam sendo vendidos com o motor 1.6 VHT, que pode ser combinada à transmissão ASG, chamada pela VW de I-Motion.

Entre os itens de série, o Gol nas versões 1.0 e 1.6 oferecem vidros dianteiros elétricos, travamento central das portas, abertura interna da tampa do porta-malas, limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro, conta-giros, banco do motorista com regulagem de altura e tomada de 12 volts. Na configuração Power, adiciona airbag duplo frontal, coluna de direção ajustável em altura e em distância, direção hidráulica, freios ABS, faróis de neblina e luzes de seta nos retrovisores. A lista de opcionais inclui ar-condicionado, volante multifuncional, rádio CD Player com reprodução de arquivos em MP3 e entrada USB, rodas de liga leve de 15 ou 16 polegadas, chave do tipo canivete e vidros elétricos nas portas traseiras.



Veja as versões disponíveis do modelos:

  • Gol 1.0
  • Gol 1.6 
  • Gol 1.6 I-Motion  
  • Gol1.6 Power 
  • Gol 1.6 Power I-Motion 

  • Voyage 1.6 
  • Voyage 1.6 I-Motion
  • Voyage 1.6 Comfortline 
  • Voyage 1.6 Power I-Motion