terça-feira, 6 de agosto de 2013

Volkswagen Passat comemora 40 anos de vida

Um dos modelos mais bem-sucedidos da marca alemã chega à sua quarta década de existência após oito gerações lançadas



A Volkswagen está celebrando os 40 anos do lançamento de um de seus modelos mais bem-sucedidos, o Passat. O modelo foi apresentado pela marca alemã em maio de 1973, ostentando linhas criadas pelo designer italiano Giorgio Giugiaro, com o apelo de ter sido desenvolvido para atender às necessidades de famílias da classe média europeia.
Disponível nas carrocerias fastback e perua, o Passat começou a ser vendido em julho do mesmo ano e, rapidamente, caiu no gosto do consumidor europeu. Em 1980, o modelo já havia atingido a marca de 2,5 milhões de unidades vendidas na Alemanha. Na Europa, o Passat teve diversas motorizações, como variantes a diesel e a gasolina de cinco e seis cilindros, e até mesmo sistema de tração integral.
Durante as suas quatro décadas de vida, o Passat teve oito gerações lançadas e vendeu quase 16 milhões de unidades em todo o mundo. Países como Alemanha, África do Sul, Bélgica, Brasil, Espanha e México foram algumas das nações que produziram o modelo.

No Brasil

O Passat teve mais de 600 mil unidades produzidas no Brasil entre 1974 e 1988 como uma resposta da Volkswagen à concorrência que já oferecia modelos com motores arrefecidos a água e dotados de tração dianteira, pois no início da década de 1970 a montadora alemã dispunha apenas do Fusca e de outros modelos já defasados e dotados de motorização refrigerada a ar. A segunda geração do modelo, lançada na Europa em 1981, foi comercializada no mercado nacional apenas a partir de 1984 como Santana (sedã) e Quantum (perua).