terça-feira, 16 de agosto de 2011

Nova Touareg - O SUV DNA VW

A excelência da Volkswagen

 


Lançado em 2002, o Touareg foi o primeiro utilitário esportivo da Volkswagen – em seguida, a marca apresentou o Tiguan. Sua primeira geração teve aproximadamente meio milhão de unidades comercializadas, mas o SUV sempre lutou contra o preconceito em ser um produto premium de um fabricante de grandes  volumes. A realidade é que a maioria dos consumidores que podem pagar por esse tipo de produto  prefere levar os irmãos da Audi ou Porsche, o Q7 e o Cayenne, por exemplo. É um nicho onde o status da marca pesa muito na hora da compra.

NOVO O Touareg agora está 4,1 cm mais comprido e 1,2 cm mais largo – 4,79 m e 1,94 m, respectivamente. Seu entre eixos  aumentou 3,8 cm e agora é de 2,89 m. A única medida que ficou menor foi a altura, 1,7 cm inferior – 1,70 m. O porta- malas tem 520 litros de capacidade,  podendo ser aumentado para 1.642 litros com a fileira traseira de bancos rebatida. Quem diminuiu foi o preso: o utilitário esportivo está 208 quilos mais leve na versão V6 e 257 kg na V8, como a testada pelo AUTOS.

TREM DE FORÇA O propulsor V8 de 4,2 litros desenvolve 360 cv de força (a6.800 rpm). Esse motor conta com o novo de gerenciamento térmico, que possibilita atingir a temperatura ideal de funcionamento em menor tempo, o que contribui de forma importante na redução do consumo de combustível em percursos pequenos, como a maioria dos realizados no ciclo urbano. Na prática, isso é traduzido no consumo de 6,5 km/l na cidade, média interessante para um V8, e de 9,8 km/l na estrada (o tanque tem capacidade para 100 litros ). O que ajuda bastante o motor é a transmissão automática seqüencial de oito marchas – com opção de trocas manuais, que podem ser feitas por alertas sob o volante. Já a tração é integral e possui distribuição de 60% para as rodas dianteiras e 40% para as traseiras.

SUSPENSÃO O Touareg V8 conta, de série, com suspensão pneumática com controle eletrônico. O sistema integra de controle de nivelamento automático, ajuste de altura em relação ao solo e da  rigidez dos amortecedores. O motorista pode escolher facilmente, através de um comando no console, entre quatro níveis de altura de suspensão: Nível de Carga, Normal, Todo- Terreno e Todo-Terreno Extra. Também é possível  ajustar os amortecedores: além do modo ‘Normal’, com a altura mais baixa resultando em menor resistência aerodinâmica, o usuário pode optar pelos níveis ‘Comfort’ ou ‘Sport’.

No modo Comfort, o sistema procura, principalmente, compensar da melhor forma possível as irregularidades do terreno. No modo Sport, a altura é reduzida em 25 mm, otimizando a aderência e aumentando a performance nas curvas.

RODANDO O Touareg é o tipo do veículo que anda bem em qualquer terreno, transmitindo segurança ao condutor – que fica muito bem instalado, e com o auxílio de câmeras e outros  aparatos eletrônicos, sua condução é tranqüila, apesar  das dimensões. Em relação aos ajustes, faz falta um comando elétrico para regulagem da coluna de direção – veículos mais baratos como o Jeep Grand Cherokee ou o Hyundai Azera têm esse sistema. Para lugares quentes como a Bahia um item foi bastante apreciado, os bancos dianteiros climatizados. No Touareg eles também refrigeram, enquanto que na maioria dos veículos apenas esquentam.

PREÇOS O Touareg mais barato é o V6, oferecidos por R$ 220.990. O V8 tem preço inicial de R$ 267.990,mas o que testamos estava equipado com um pacote que inclui sistema de câmeras integradas, sistema de som premium, rodas de 20 polegadas, bancos em couro bicolor e detalhes de desing exclusivos. Esses equipamentos (R$ 21.285) e o teto solar panorâmico ( R$ 7.820) fazem com que o valor chegue a R$ 297.095. Quer mais? Ainda é possível incluir o assistente de ponto cego e o controle automático de distância e velocidade, que são oferecido num kit, por R$ 13.510.


RIVAIS Na concorrência – sempre com motores a gasolina – o Audi Q7 (V6 com 333cv ) tem preço inicial de R$ 320 mil; o BMWX5 custa R$ 299.550 (V6 com 306 cv ) e R$ 355.550 (V8 com 407 cv ); o Land Rover Discovery 4 é oferecido por R$ 248.900 ( V8 com 375 cv ); o Mercedes – Benz. ML 63 AMG ( V8 com 510 cv ) por R$ 391.889; e o Porsche Cayenne começa em R$ 269 mil ( V6 300 cv ) e vai até R$ 555 mil ( V8 com 500 cv )

MERCADO O grande desafio da VW é mostrar ao consumidor que seu produto vale a pena, independentemente da marca que ostenta. Seria bem mais fácil se o valor do utilitário esportivo fosse mais atrativo, melhor adequado ao mercado nacional. Exemplos não faltam, o Tiguan é um deles. Lançados por R$ 124.190 mil, teve seu preço reposicionado para R$ 99.990 (na época )  e se tornou um produto competitivo. Além disso, a marca tem 619 concessionárias ( 79 delas a atender o Touareg ) em todo o Brasil.

O Jetta é primeiro lugar em avaliação da Revista Quatro Rodas.


O Jetta parece não estar para brincadeira nesta nova geração. Chega com duas versões que se mostram suficientes para colocar dois segmentos em estado de alerta.
Agora o Jetta está de volta à capa de QUATRO RODAS. É a vez de a versão turbo ser apresentada aos rivais.
Ford Fusion, Chevrolet Malibu e Sonata são maiores e isso tem peso num segmento onde porte é igual a imponência - que é igual a status. Com 4,64 metros de comprimento, o VW é o menor da turma - todos têm ao menos 4,8 metros. Em contrapartida, tem um conjunto mecânico (com motor 2.0 turbo de 200 cv e câmbio automatizado de dupla embreagem) de causar inveja nos rivais, com caixas automáticas convencionais de seis marchas e motores aspirados com menos de 180 cv.
Espaço, equipamentos, desempenho, porte, design, dirigibilidade, qualidade de materiais e construção, preço. Siga em frente e descubra qual destes sedãs oferece mais, na opinião da Revista Quatro Rodas.

1º Jetta 2.0T 16V
"Se a boa dirigibilidade estiver no topo da sua lista de prioridades na hora de escolher um carro, não pense duas vezes: vá de Jetta. Agora, se o que você busca é uma boa relação entre custo e benefício, vá de... Jetta."
"O câmbio DSG de dupla embreagem troca as marchas rapidamente, sem deixar o giro subir.O trabalho do ponteiro do conta-giros denuncia a rapidez nas trocas: ele mal cai e já começa a subir, vigoroso."
"Todo esse apetite do motor é sustentado por uma carroceria com ótimo nível de rigidez torcional e uma suspensão de respostas rápidas e precisas."
"Há outra boa notícia atrelada à vida econômica do Jetta: com uma soma de 2332 reais, ele é dono do pacote de revisões até 60000 km mais em conta do comparativo."

2º Fusion 2.5 16V
"Tecnicamente, o câmbio do Fusion é inferior ao de seu conterrâneo (Malibu). Além de não oferecer ao motorista a opção de trocas de marcha por meio de borboletas (ou teclas) no volante, item mandatório no segmento"
"Apesar de pobre em recursos, a caixa automática de seis marchas casa bem com o motor 2.5 de 173 cv."
"Vá com calma em valetas e lombadas: o longo balanço dianteiro (área de carroceria à frente do eixo) faz com que o para-choque raspe com extrema facilidade"
"Dono do maior porta-malas da turma, com 530 litros, o Fusion também é espaçoso na cabine. Aliás, é dele a melhor relação entre espaço para passageiros e bagagem."

3º Sonata 2.4 16V
"Se o Malibu é a referência em espaço interno, o design é o ponto alto do Hyundai. Não há um ângulo sequer em que ele carregue linhas comportadas."
"O câmbio do Sonata, uma caixa automática com seis marchas, permite trocas sequenciais por meio da alavanca e de borboletas atrás do volante - estas, de plástico muito fino, passam a impressão de fragilidade."
"Na pista, o Sonata apresentou o pior número de consumo rodoviário, com apenas 11,8 km/l - na cidade, registrou 8,2 km/l, uma marca (pouco) melhor apenas que a do Malibu, com 8 km/l."
"Bem equipado, o Sonata é vendido em versão única, com motor 2.4 16 V de 178 cv."

4º Malibu LTZ 2.4 16V
"As respostas lentas ao volante combinam com a suavidade extrema da suspensão. Os freios são exemplares."
"Acelera menos que os concorrentes e está entre os que mais bebem gasolina."
"A cabine é muito espaçosa e completa, mas o layout antigo cria um clima monótono."
"...cobra a conta com um porta-malas pequeno, com capacidade para apenas 428 litros. O do Jetta, cujo entre-eixos é de apenas 2,65 metros, tem volume interno de 510 litros."