terça-feira, 4 de outubro de 2011

Ranking de vendas de marcas e veículos


Fonte: Fenabrave, Abeiva, Jato Dynamics e montadoras












Modelos mais vendidas em 09/2011


Marcas mais vendidas em 09/2011


VW Tiguan chega reestilizado por R$ 110 mil

Revista autoesporte-30/09/2011

Mudanças visuais foram discretas, mas novos itens eletrônicos impressionam.



A Volkswagen do Brasil apresentou nesta quinta-feira (29) o crossover Tiguan reestilizado. O modelo recebeu poucas mudanças visuais, mas o bom reforço na eletrônica e o aumento no IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) fizeram preço subir um pouco. A versão mais simples agora parte de R$ 110 mil. Visualmente, a grade frontal – inspirada na do "irmão" maior Touareg – exibe dois elementos horizontais duplos (cromados). Os faróis bixenônio (opcionais) são acompanhados de lanternas formadas por 14 leds.

A montadora também alterou o desenho do para-choque. Já as proteções laterais, na parte inferior das portas, ganharam traços retos e um friso cromado no topo. O modelo recebeu ainda novas rodas – aro 17 de série e 18 opcional. Na traseira, as lanternas assemelham-se às da perua SpaceFox. Os bancos de tecido trazem faixa central de alcântara. Couro é opcional. O visor colorido no quadro de instrumentos é outra novidade, além da tela touch screen, CD player para seis discos e Bluetooth. O GPS é opcional.



No breve contato com o crossover, ele mostrou que suas qualidades dinâmicas continuam em forma. O motor 2.0 TSI (com turbo e injeção direta de gasolina) gera 200 cv e 28,5 kgfm de torque. E tem a boa companhia da transmissão Tiptronic de seis marchas – com alavancas no volante. O bom torque em baixas rotações faz o modelo ganhar velocidade com rapidez. O equilíbrio é garantido pelos controles de tração e estabilidade (ASR/ESP), além da tração integral permanente. Segundo a marca, o Tiguan atinge 207 km/h e vai a 100 km/h em 8,5 segundos.

Entre outros destaques, o crossover também ganhou acionamento do motor sem uso da chave (Keyless), sistema auto hold (que mantém o carro parado em ladeiras) e o Park Assist II – agora o modelo executa manobras para estacionar em vagas perpendiculares, e não apenas em vagas paralelas. O detector de fadiga também é novidade: ele compara a forma como o condutor está dirigindo com os 15 minutos iniciais da viagem. Se detectar indícios de sonolência, o sistema emite um alerta sonoro para avisar que é hora de fazer um pitstop.



 Por: Colaborou Diogo de Oliveira