terça-feira, 27 de março de 2012

59 Anos da VW no Brasil


Veja os carros que marcaram os 59 anos da VW:

Coleção da montadora brasileira tem modelos raros, desenvolvidos no Brasil, como a Brasília e o esportivo SP-1

A Volkswagen do Brasil comemorou nesta sexta-feira (23) 59 anos de atuação no País. Ao longo desses anos, a fabricante alemã somou mais de 19 milhões de veículos produzidos, entre carros de passeio e comerciais leves. Já o volume de exportações supera os 2,8 milhões de unidades para mais de 60 países. E a quantidade de carros vendidos no mercado interno chega a 16 milhões.

" O sucesso da Volkswagen só foi possível graças aos trabalhadores de nossas fábricas, rede de concessionárias e, acima de tudo, à preferência dos nossos clientes, que ao longo desses anos adquiriram quase 20 milhões de veículos, sempre confiando na marca Volkswagen", ressalta Thomas Schmall, presidente da VWB.


A história

Um pequeno armazém alugado na rua do Manifesto, no bairro do Ipiranga, em São Paulo, em 23 de março de 1953 marcou o nascimento da Volkswagen do Brasil. Mas foi em 1949 que pesquisas realizadas no mercado latinoamericano apontaram o Brasil como local mais adequado para receber a primeira fábrica da marca fora da Alemanha.

Do armazém saíram os primeiros Fuscas com peças importadas da Alemanha, produzidos por 12 empregados. De 1953 a 1957 foram fabricados 2.820 unidades, sendo 2.268 unidades do Fusca com motor 1.2 litro e 552 unidades da Kombi.

Os planos da planta industrial da Volkswagen do Brasil iniciaram em 1956, quando o governo brasileiro decidiu estabelecer condições para instalar no Brasil a indústria automobilística e fixou base para o rápido desenvolvimento do setor. Naquele ano, a Volkswagen decidiu então, construir sua primeira fábrica em São Bernardo do Campo. Em 2 de setembro de 1957, saiu da linha de produção da fábrica o primeiro veículo produzido pela marca no Brasil: a Kombi, com 50% dos seus componentes já fabricados aqui no País.

Logo no ano de início das operações, em 30 de outubro de 1953, o então Presidente da República, Getúlio Vargas, visitou as instalações da empresa. Os planos da empresa ganharam impulso em 1956, com o início da construção da primeira fábrica, na rodovia Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP).

Outro fato memorável aconteceu no final da década, em 1987, quando na tentativa de reduzir custos e obter um melhor aproveitamento dos recursos disponíveis, a Volkswagen do Brasil e a Ford juntaram-se e fundaram a Autolatina. Em sete anos, a Autolatina colocou no mercado vários modelos, como Apolo, Logus e Pointer, da marca Volkswagen, além do Verona, Royale e Versailles, da Ford. Em 1994, as duas marcas decidiram separar as operações.

Presente e futuro

No último ano, o presidente do Grupo Volkswagen no mundo, Martin Winterkorn, anunciou que a marca já está realizando um novo ciclo de investimentos na operação brasileira. O aporte totaliza R$ 8,7 bilhões até 2016, destinados ao desenvolvimento de novos produtos e a ampliação da capacidade de produção no País.