terça-feira, 19 de junho de 2012

Espera é de até 90 dias pelo carro novo


Com IPI reduzido, demanda por automóveis novos chegou a saltar até 200% entre maio e junho.



ARMANDODE OLIVEIRA LIMA
Repórter DIÁRIODONORDESTE
FORTALEZA, CEARÁ- TERÇA-FEIRA, 19 DE JUNHO DE 2012



A redução do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) para os veículos tem extrapolado a expectativa das concessionárias em Fortaleza. Comisso, a espera pelo carro novo em alguns casos fica entre 30e90dias,dependendo do modelo escolhido. Com os preços mais em conta, em algumas empresas da Capital, como a Saga, a demanda saltou em 200% entre maio e junho deste ano. Segundo a Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores no Ceará        (Fenabrave), o fluxo de clientes subiu mais que o esperado e o comércio em junho tem estimativa de superar as de maio em 20%. “As vendas do setor continuam no crescente e isso, logicamente, gera a dificuldade de alguns casos”, avaliou o presidente da Fenabrave-CE, Fernando Ponte. Para ele,assim como para o gerente executivo do grupo Saga, Sildácio Amaral, é difícil estimar a alta nas vendas já que os veículos começam a faltar nas próprias montadoras hoje. Fornecimento “A Volkswagen, atualmente, tem dificuldade de fornecer alguns modelos específicos”, conta Sildácio, citando o Gol e o Fox-Trend como os principais exemplos da rede de loja para a qual trabalha. Custando aproximadamente R$ 34.900 e R$36.900, respectivamente, os dois automóveis, de acordo com o gerente executivo, representam 65% da demanda da Saga, por isso foram os primeiros a terem esgotados os estoques na revendedora. Os veículos mais básicos comercializados na Belfort, concessionária Peugeot, podem levar cerca de 20 a 30 dias para chegar à loja. "Alguns modelos, como 207 de três portas, que é o mais barato e está como a procura está muito elevada, a entrega fica entre 20 e 30 dias, sendo ele em todas as cores", informou o gerente de vendas, Claider Fernandes. O veículo na cor sólida pode ser adquirido por R$29.900. Segundo a gerente de vendas da CDA (Fiat) Judith Mota, os carros considerados mais simples, como Siena EL, Uno, Pálio Fire e Mille, podem chegar à concessionária em um prazo de até 60 dias. dias. Sildácio afirmou que, para garantir a compra de veículos nas lojas da Saga, os vendedores estão sendo orientados a pedir garantias como um sinal de R$1 mil ou a assinatura de um contrato que garanta a compra do veículo. “Eu tenho que ser honesto com meu cliente. Se um vem aqui com dinheiro na mão para levar o carro, eu não posso deixar de vender por um que não tem nada certo”, alegou. Forado IPI reduzido Outra observação feita pelo gerente é que os carros que demorem mais de 90 dias, ou seja, cheguem depois do dia 31 de agosto, não poderão mais ser faturados dentro da política de redução do IPI promovida pelo governo federal. “Isso só não acontece se eu tiver (os carros) dentro da minha carteira, porque aí posso garantir o preço”, ponderou. É o caso da CDA, onde os clientes interessados em lançamentos como o Grand Siena e o Pálio Attractive precisam esperar até 90 dias para a compra do veículo, segundo Judith. Na Belfort, conforme com Fernandes, o veículo 308 com teto solar panorâmico na cor branca está sendo uma das especificações mais pedidas e pode demorar até 90 dias para chegar à loja. O modelo,que está entre os mais sofisticados da loja, pode ser compra do por R$59.400. Freio nos importados Passados seis meses da medida do governo que aumentou em 30 pontos porcentuais o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para automóveis importados, o saldo para o Brasil é uma queda de 16% nas vendas de marcas que não têm fábricas no País e a indefinição de pelo menos dois grandes projetos de construção de fábricas locais, a da alemã BMW e a da britânica Land Rover. Na balança comercial do segmento de automóveis e comerciais leves, houve redução de 34,2% nas importações nos primeiros cinco meses de 2012, para US$ 1,495 bilhão. O montante exclui as compras da Argentina e do México, que ficaram livres da alta do IPI.