segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Volkswagen completa 36 anos de produção em Taubaté



A unidade, que inicialmente produzia peças, começou a fabricar automóveis inteiros em 1978. Em sua história, mais de 5,6 milhões de veículos foram produzidos. Em 2012, a fábrica deve iniciar a operação da nova unidade de pintura, com investimentos de R$ 360 milhões.
A fábrica da Volkswagen do Brasil em Taubaté (SP) completou no dia 14 de janeiro 36 anos de operação. A unidade emprega atualmente mais de cinco mil pessoas, que são responsáveis pela produção dos modelos Gol (líder de vendas no Brasil há 25 anos consecutivos) e Voyage. Até hoje, a unidade produziu mais 5,6 milhões de automóveis.
Inaugurada em 1976, a fábrica está com as obras da nova unidade de pintura em fase avançada e, com a plena utilização das instalações, elevará a sua capacidade produtiva, que atualmente é de cerca de 250 mil veículos por ano. Para isso, estão sendo investidos aproximadamente R$ 360 milhões nessa nova unidade, que será referência em tecnologia, automação e proteção ambiental.
A Volkswagen projetou a nova unidade de pintura da fábrica de Taubaté baseada na mais avançada tecnologia ambiental. A instalação usará tinta à base de água, equipamentos e processos de alto rendimento e baixo consumo energético. O sistema de exaustão das cabines robotizadas fará a reciclagem do ar, economizando parte da energia que seria gasta para manter a sua temperatura sempre a 25°C. Outra inovação, inédita na América do Sul, é o transportador de carrocerias usado nas fases iniciais da pintura, que permite o giro de 360 graus das carrocerias dentro dos banhos, deslocando eventuais bolhas de ar e melhorando a eficiência do processo e a qualidade.
A fábrica de Taubaté está entre as mais modernas e produtivas unidades produtoras de automóveis do Brasil, com tecnologia de ponta aplicada ao processo produtivo, sofisticado sistema de gestão e monitoramento ambiental e elevado grau de treinamento e qualificação de mão de obra. A empresa também é a principal fonte de arrecadação de impostos da cidade por meio do ICMS recolhido.

Histórico

A fábrica da Volkswagen do Brasil em Taubaté começou a operar fazendo peças plásticas injetadas para a produção da Kombi e do Fusca em São Bernardo do Campo. Logo depois, a unidade produziu também estampados e peças de tapeçaria, até começar a fabricar automóveis inteiros, em dezembro de 1978.
Ao longo desses 36 anos, a Volkswagen de Taubaté passou por dois processos de completa atualização tecnológica. No início dos anos 90, com a chegada dos primeiros robôs, para a produção do Gol Geração II, e no biênio 2007/2008, para receber os modelos Novo Gol e Voyage, que são referência de qualidade, inovação e tecnologia nos seus segmentos.

Gestão Ambiental

Na área ambiental, a empresa vem atuando no programa de ampliação de áreas verdes com o plantio de mais de 40 mil árvores nas áreas externas da fábrica – com o objetivo de implantar um novo bosque para melhorar o microclima da região e, futuramente, tornar-se um ponto de absorção de carbono. Além disso, a Volkswagen trata todo o seu esgoto orgânico e industrial, reaproveitando também a água utilizada no seu processo produtivo e sistemas que garantem a filtragem de gases nocivos ao meio ambiente, removem as partículas da pintura dos carros e eliminam o cheiro de tinta.
Em 2002, a fábrica recebeu a certificação de sua gestão ambiental, ISO 14.001, hoje presente em todas as unidades da Volkswagen no Brasil, pela DQS (Deutsche Gesellschaft zur Zertifizierung von Managementsystemen), que é a Associação Alemã para Certificação para Sistemas de Gestão. Além disso, a fábrica foi a primeira montadora da América do Sul a receber o Certificado Internacional de Qualidade ISO 9002, em 1993.

Fonte: Site Inteligemcia.com.br – 16/01/2012