segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

35 anos de história


Criado em 1980 com a nobre função de substituir o Fusca, o Gol acabou se tornando o automóvel da Volkswagen mais querido dos brasileiros. Entenda os porquês.

A missão não era nada fácil. Ele veio ao mundo em 1980 para substituir nada menos que o nosso Fusca. Ocupar a vaga de um ícone mundial – e o automóvel mais vendido no Brasil – não era uma tarefa para qualquer veículo. Mas o Gol não era qualquer veículo. Com linhas esportivas, o modelo desenvolvido especialmente para o Brasil tornou-se o maior sucesso do mercado nacional. Nesses 35 anos de história, passou por um contínuo processo de evolução, e já acumula vendas de mais de 7,5 milhões de unidades – das quais cerca de 1,2 milhão exportadas para 66 países (o Fusca teve 3,1 milhões de unidades produzidas). O segredo do sucesso está no estilo jovial, na construção precisa, nos materiais de qualidade e na tecnologia. Conheça em detalhes as razões que justificam a história vitoriosa desse automóvel tão querido pelos brasileiros.

simetria.

O visual externo é caracterizado pelas linhas precisas e simétricas. Não há exageros nem enfeites desnecessários. A forma segue a função: “As linhas conversam umas com as outras”, resume Luiz Alberto Veiga, chefe de design da Volkswagen do Brasil.

identidade preservada.

O Gol mudou muito ao longo das décadas, mas manteve algumas características, caso dos vincos laterais e da inclinação da tampa traseira.

2016

Na versão Highline, grade dianteira em preto brilhante e frisos cromados nos faróis dão sofisticação à família Gol.

mecânica fina.

Um dos principais trunfos do Gol é o motor 1.6 MSI, da família EA211. Produzido na fábrica de São Carlos (SP), tem quatro válvulas por cilindro e 120 cv, além de um torque de 16,8 kgfm. O uso de alumínio no bloco e cabeçote possibilitou redução de 15 quilos no peso. Tem comando variável e coletor de escape integrado, formando uma única peça. A inovação também está presente no duplo circuito de arrefecimento, que permite que o bloco e o cabeçote trabalhem em temperaturas diferentes, e nas velas de ignição em posição central (entre as válvulas de admissão e escape) para permitir melhor combustão.

pau para toda obra.

O Gol é um carro versátil, multitarefas. Atende a um público que vai do estudante ao aposentado, passando pelo frotista.

resistência.

O herdeiro do Fusca obviamente teria de ser um carro que resistisse a qualquer tipo de piso e precisasse de pouca manutenção. Pois o Gol fez e faz muito bem as duas coisas. Robusto, encara os piores caminhos graças à construção sólida, que emprega materiais de qualidade. É por isso que tem um mercado garantido entre as locadoras de automóveis e alto valor de revenda.




Além da regulagem elétrica, o retrovisor direito do Gol Highline conta com função Tilt Down, que rebate automaticamente o espelho quando a marcha à ré é engatada – o que facilita a visualização de obstáculos na hora de estacionar ou manobrar o veículo.

O acabamento cromado de maçanetas, saídas de ar e câmbio dão refinamento ao Gol Highline. Essa versão topo de linha também oferece ajuste de altura para o banco do motorista e o Keyless, sistema de alarme com comando remoto. Além disso, é o único carro do segmento com coluna de direção com ajuste de altura e profundidade.




câmbio automatizado.

A transmissão I-Motion tem um software que gerencia as trocas de marcha, possibilitando mudanças com suavidade e precisão, tudo em frações de segundo. Para quem prefere trocar marchas manualmente, basta selecionar o modo sequencial e acelerar por meio dos shifts paddle no volante.

thank you, tanque.

O motor MSI disse adeus ao tradicional reservatório de partida a frio, o “tanquinho”. O sistema é uma evolução do que era utilizado no Polo E-Flex. O combustível é aquecido antes de chegar à câmara de combustão, facilitando a partida em dias frios e quando o tanque estiver abastecido com etanol.


especialista em economia.

O Gol é um carro inteligente, que sugere ao motorista o momento ideal para troca de marchas, visando diminuir ao máximo o gasto de combustível. A indicação aparece no display digital, no quadro de instrumentos. O mesmo display também sugere que se fechem os vidros para melhorar a aerodinâmica e, por extensão, o consumo, entre outras dicas.


rápido como o vento.

Com um motor tão avançado, o Gol é capaz de atingir 190 km/h, e de chegar a 100 km/h em apenas 9,5 segundos.

Outra comodidade que pode equipar o Gol é o controle automático de velocidade, o popular piloto automático. Em estradas, basta selecionar a velocidade desejada e seguir sem precisar manter o acelerador pressionado.

mais por menos.

O resultado de tanta tecnologia é o melhor aproveitamento do combustível e reduzidos níveis de emissão. Não à toa, o carro é o que tem mais selos verdes no Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro – classificação que atesta o menor consumo energético em relação a outros veículos da categoria. Parte disso se deve ao comando variável, que melhora a resposta do motor mesmo em baixas rotações. A consequência é que o motorista precisa pisar menos no acelerador para obter respostas satisfatórias, fazendo com que o consumo diminua e o desempenho aumente.

precisão de vincos.

A chapa trabalhada, com vincos bem- definidos, é uma das características dos automóveis da Volkswagen, e facilmente perceptível no Gol. “A chapa é um material nobre e muito valorizada por nós”, diz Veiga.




(Fonte: Magazine Volkswagen)