segunda-feira, 2 de abril de 2012

VOLKSWAGEN CRIA OFICINA NA ALEMANHA PARA RESTAURAR KOMBIS .



Cavalo de batalha no Brasil, a Kombi acaba de ganhar definitivamente o status de carro “Cult” na Europa, onde saiu de linha há muitos anos. A Volkswagen inaugurou uma nova instalação da Commercial Vehicles Oldtimers na cidade de Hanover, na Alemanha, que além de alojar a coleção de veículos comerciais da marca irá fazer restaurações para terceiros.

A Kombi é a grande estrela da área de preservação histórica, que foi criada em 2007 e, nos últimos cinco anos, já restaurou cerca de cem veículos. A nova oficina tem sete mil metros quadrados e conta com ferramental especializado, além de cabine de pintura. Treze funcionários trabalham no local, desde mecânicos a um historiador especializado em tecnologia e um planejador de eventos.

Peças, serviços e documentação - Qualquer proprietário de Kombi, que na Alemanha é conhecida pelo apelido “Bulli”, poderá utilizar os serviços da Volkswagen para restaurar, pintar ou simplesmente fazer uma revisão. Também há um estoque de peças originais para reposição.

Evidentemente, o trabalho não sairá muito barato, mas terá a vantagem de ser documentado detalhadamente, com cada etapa descrita e fotografada. Os registros serão mantidos pela Volkswagen, o que irá valorizar os veículos no futuro.
Último país do mundo onde a Kombi é fabricada, o Brasil tem atraído a atenção de fãs da van da Volkswagen de todo o mundo, muitos dos quais buscam aqui exemplares em bom estado para suas coleções. O interesse abrange até mesmo veículos novos, embora em muitos países, como os Estados Unidos e membros da Comunidade Europeia, a veterana Kombi não possa mais ser licenciada, por não atender as normas de segurança atuais.