quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

20 de Janeiro-Dia Nacional do Fusca





Mesmo quem não liga para carros, ou nem gosta de Fusca, resiste a olhar, e admirar, um modelo Volkswagen bem conservadinho e original quando se depara com um pelas ruas da cidade. É que o carrinho ainda tem um apelo emocional forte e arrebata corações por todo o mundo. Colecionadores, amantes, entusiastas do Volkswagen Sedan, que foi popular e carinhosamente chamado de Fusca por aqui, mas também de Beetle, Bug, Escarabajo e Coccinelle pelos quatro cantos do mundo, gastam muito com seus modelos que, quanto mais originais, mais valorizados são.
 Aqui em Fortaleza grupos de apaixonados pelo carro se reúnem mensalmente para conversar e exibir suas jóias automotivas. Para comemorar o Dia Nacional do Fusca, oficialmente 20 de janeiro, esses “fusca maníacos” vão fazer um passeio até a cidade de Pacatuba no dia 28 de janeiro, um sábado. E se para os motoristas a festa deve ser boa, para quem tiver a sorte de cruzar o caminho desse comboio a diversão é garantida.

História
A história do Fusca não é lá muito simples. Original da Alemanha nazista com o incentivo de Adolf Hitler e concepção de Ferdinand Porsche (sim, o mesmo dos super esportivos) o Fusca começou a ser desenvolvido no início da década de 30., mas ficou pronto e disponível para testes somente em 1935, ainda de forma artesanal. E só em maio de 1938 começaria a produção do carro. Mas aí veio a Segunda Guerra Mundial e o Fusca teve que esperar mais um pouco para nascer.
Quando a guerra acabou, em 1944, a produção foi retomada com o mesmo propósito inicial do seu projeto desenvolvimentista, sendo utilizado para serviços essenciais como atendimento médico. Com algumas mudanças o Fusca foi se tornando um automóvel com ares de grande produção e já em 1945 foram fabricadas 25 mil unidades anuais. Em 1948 foi a vez do primeiro modelo conversível. Anda demorou cinco anos para que o Brasil se apaixonasse pelo carrinho, mas em 23 de março de 53, a Volks inaugurou sua primeira filial no Brasil.  

A origem do nome Fusca
A origem do nome Fusca está relacionada com a pronúncia alemã da palavra Volkswagen. O nome da letra V em alemão é “fau” e o W é “vê”. Ao abreviar a palavra Volkswagen para VW, os alemães falavam “fauvê”. Logo que o Fusca foi lançado na Alemanha, ficou comum a frase “Isto é um VW” (“Das ist ein VW”). A partir daí a abreviação alemã “fauvê” acabou ganhando variações para “fulque” e “fulca”. No Brasil, quando os carros começaram a circular por aqui a colônia alemã influenciou a pronúncia também, chamando o carro de “fuqui” ou “fuque” e em São Paulo, acredita-se que por uma questão de fonética, foi acrescentada a letra “s”, resultando finalmente no nome que o Volkswagen ficou conhecido no Brasil: Fusca.


ENTENDA A NOTÍCIA
A data que se comemora o Dia Nacional do Fusca foi escolhida por questões logísticas entre um grupo de amantes do carro e representantes da Volkswagen no Brasil. Já no dia 22 de junho é comemorado o Dia Mundial do Fusca.