terça-feira, 15 de maio de 2012

Guia de Compra – Volkswagen Saveiro


Leia as melhores dicas para a aquisição da picape VW Saveiro




Após o lançamento de Gol, Voyage e Parati no início dos anos 80, a Volkswagen via-se diante de um desafio a ser enfrentado, afinal, suas maiores rivais, Fiat e Ford, já possuíam suas picapes de pequeno porte (Fiorino e Pampa, respectivamente) com as quais dividiam a liderança do mercado. Com isso, seus excutivos decidiram que era chegado o momento de atacar este segmento e com isso, em setembro de 1982, apresentaram a Saveiro, nome inspirado em uma embarcação capaz de transportar passageiros e carga sem perder a elegância – pouco tempo depois a GM lançava a Chevy 500, ampliando a gama de concorrentes nesta faixa de mercado.

Embora seus irmãos Voyage e Parati já tivessem recebido em suas primeiras gerações o motor MD 270 1.5 refrigerado a água, para a Saveiro foi destinado o 1.6 refrigerado a ar que equipava o Gol e com seus 66 cv de potência, tinha motor suficiente para dar conta de sua capacidade de carga (570 kg), entretanto, o estepe atrás do banco do passageiro resultava em um ressalto na caçamba que acabava por roubar espaço destinado a carga. Abolida no gol, a barra estabilizadora traseira foi incorporada à Saveiro, além de uma válvula equalizadora que ajudava a ampliar a estabilidade nas frenagens.

Mas o grande salto qualitativo nesta primeira fase do carro ocorreu em 1985, quando a Saveiro na versão LS recebeu o motor AP600, o que trouxe a credibilidade deste propulsor à picape, deixando-a mais rápida e econômica.

Dois anos mais tarde, em 1987, surgiria a primeira remodelação do carro: o para-choque tornava-se envolvente (mas com chapa de aço em seu interior) e recebia novos faróis, grade e lanternas; no ano seguinte, mais mudanças viriam, desta vez, contemplando painéis, rodas, espelhos retrovisores e volante.

Em 1989 o carro recebia novos faróis, logo batizados de “chinezinhos” devido à sua conformação – as lanternas traseiras também foram remodeladas e com isso, a parte da ré passava a ser envolvida em acrílico vermelho – e no ano seguinte, receberia também a versão AP800 do confiável motor da VW, abrindo um novo precedente de performance à picape, já que com isso, o carro ganhava mais cerca de 6 cv na versão a álcool e três na gasolina. Este motor surgiu como uma opção à versão 1.6, que passava a receber o AE 1600, da Ford, fruto da fusão com a Autolatina.

Em 1991 a Saveiro recebeu um face lift que a deixou com a aparência renovada e as nomenclaturas para identificar as versões mudavam: saíam de cena as L e LS e entravam as CL e GL. Mas foi em 1993, com o lançamento da versão Sunset, que a Saveiro despertou a atenção de um público mais jovem, que já via no carro apelos esportivos e joviais, além da praticidade para uso urbano e em viagens. A Sunset vinha equipada com motor AP800, bancos Recaro aveludados, quatro faróis de neblina, santantonio, rodas de liga-leve aro 14, ganchos para amarração de carga na caçamba, lanternas traseiras fumê, faixa decorativa na caçamba em tons vermelho e laranja. Em 1996 surgia a Summer, mas embora apresentasse alguns itens diferencias, não tinha a mesma personalidade de sua antecessora.