quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Volkswagen apresenta Polo para categoria de ralis


A Volkswagen oficializou as linhas do Polo preparado para disputar o Campeonato Mundial de Rali (WRC). O compacto marca a entrada da marca germânica na categoria, trazendo alterações importantes frente ao modelo de produção, como o motor de 315 cv. O hatch, apresentado em Monte Carlo, Mônaco, estreia na temporada 2013.

Em relação ao demais Polo, o R WRC traz para-lamas alargados, frente rebaixada, rodas maiores, retrovisores específicos e um enorme aerofólio. Todos os componentes foram desenvolvidos com foco na redução do arrasto aerodinâmico e do peso, agora em 1.200 kg. A pintura chama atenção pela parceria com a Red Bull, antiga aliada da atual pentacampeã Citroën e dona dos direitos da competição.

Mecanicamente, destaca-se o propulsor 1.6 turbinado de 315 cv, exigido pelo regulamento. O motor faz deste o Polo mais potente da história. O hatch será guiado pelo francês Sebastien Ogier e pelo norueguês Andreas Mikkelsen (até então da VW MotorSport/SkodaFabia) e pelo islandês Jari-Matti Latvala (Ford WRT/Fiesta).

Novo Fusca bate concorrentes em novembro

Lançado no mês passado, modelo da Volkswagen emplacou 381 unidades e superou Audi A1, Citroën DS3 e MINI Cooper

Apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro, o Volkswagen Fusca começou a ser distribuído à rede de concessionárias da marca apenas no mês seguinte, período em que começou a ser registrado o seu volume de vendas. De acordo com a Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o modelo teve 381 unidades vendidas.

O novo Fusca chega para brigar com compactos premium de visual descolado, e de preços superiores a R$ 70 mil, como o Audi A1, o Citroën DS3 e o MINI Cooper. O Volkswagen é oferecido apenas na versão Sport e seus preços começam em R$ 76.600 para a configuração com câmbio manual de seis marchas e R$ 80.990 para a equipada com a transmissão automática de dupla embreagem, também de seis velocidades. O motor é o bloco de 2,0 litros TSI de 200 cavalos de potência, o mesmo que equipa o Jetta.

                                  

Em uma pesquisa feita recentemente em concessionárias do Rio de Janeiro e de São Paulo, o Carsale constatou que nenhuma revenda comercializava o Fusca pelos valores sugeridos pela Volkswagen. Uma das lojas chegou a oferecer um exemplar da versão com câmbio manual, sem opcionais, por R$ 17 mil acima do preço da tabela do fabricante.

No entanto, o novo Fusca vem fazendo sucesso em tão pouco tempo de mercado. Apesar de ser vendido com ágio, o compacto emplacou mais que o triplo do seu concorrente mais próximo, o MINI Cooper, que teve 116 unidades vendidas em novembro. O Audi A1 e o Citroën DS3 encerraram o mês com 88 e 67 unidades comercializadas, respectivamente.


Em outubro, quando o Fusca ainda não havia sido lançado, os concorrentes tiveram números superiores: MINI Cooper (120), Audi A1 (95) e Citroën DS3 (71).

Talvez a grande procura pelo Volkswagen seja o fato de ele ter uma relação (meramente visual) com um carro de história marcante no Brasil e por trazer um conjunto mecânico mais atraente que o de seu antecessor (o New Beetle utilizava a plataforma, o motor e as transmissões da quarta geração do Golf). Resta saber se o carrinho vai seguir o bom rumo de vendas do seu antepassado. Nem que seja no restrito segmento de modelos chiques e de desenho diferenciado.

Fonte: http://carsale.uol.com.br/editorial/noticia/10297-novo-fusca-bate-concorrentes-em-novembro