segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Segredo: VW Up é flagrado em SP



Por Vitor Matsubara | Fotos: Alexandre Pisciottano e Thiago Dariolli | 21/02/2013 - Revista Quatro Rodas




Embora a Volkswagen sequer admita sua chegada ao Brasil, o Up será um dos grandes lançamentos da marca em 2013. Enquanto não chega o grande dia da estreia, vários protótipos rodam com poucos disfarces pelas imediações da fábrica da VW, em São Bernardo do Campo (SP). E foi justamente um deles que acabou flagrado pelos leitores Alexandre Augusto Pisciottano e Thiago Dariolli.
Mesmo sem a camuflagem pesada, é difícil reconhecer o Up de longe. Os engenheiros da Volkswagen botaram a criatividade para funcionar escolhendo disfarces parecidos com outros carros, simulando faróis e lanternas diferentes do modelo original. Algumas mudanças teriam sido realizadas para atender o consumidor brasileiro. O carro será ligeiramente mais longo e mais largo que o Up europeu, permitindo acomodar cinco ocupantes com relativo conforto - o projeto original prevê espaço para apenas quatro pessoas. Já a tampa do porta-malas feita de vidro foi trocada por uma peça convencional, com vigia e chapa de aço para evitar furtos.

Especula-se que o Up será produzido na planta de Taubaté, no interior de São Paulo, de onde já saem os modelos Gol e Voyage. Com o novo popular estreia o motor 1.0 de três cilindros, que deve ser produzido em São Bernardo do Campo (SP). O futuro carro de entrada da VW não terá vida fácil no mercado nacional: quando chegar às ruas brasileiras, deve enfrentar uma concorrência renovada, formada por modelos como o novo Ford Ka e o futuro compacto da Chevrolet, feito para substituir o veterano Celta.