terça-feira, 14 de agosto de 2012

As primeiras fotos do novo Volkswagen Santana


Modelo está sendo desenvolvido na China e pode desembarcar no Brasil nos próximos anos; proposta é que ele seja um produto de custo-benefício, posicionado entre o Voyage e o Jetta.


O site britânico Autocar (veja aqui) divulgou nesta segunda-feira (13) imagens do possível novo Volkswagen Santana durante um test-drive. Desenvolvido na China, revistas e sites estrangeiros especulam que esse sedã também será vendido no Brasil e levará o mesmo nome do produto sucesso de vendas na década de 90 e que foi aposentado em 2006.

Com o Santana, a ideia da montadora é criar um produto que fique posicionado entre o Voyage e o Jetta no mercado brasileiro. A primeira parte para tornar esse projeto realidade foi conseguir junto ao BNDEs (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) um empréstimo que ronda na casa dos R$ 342 milhões. Com os cofres cheios, o próximo passo é montar a estratégia de produção e de comercialização desta novidade. Vale lembrar que a quantia citada também será usada para o lançamento de um novo compacto, que será mais barato que o líder de vendas Gol, o Up!.

Na China, país que está tocando o inicio deste projeto, o Santana da antiga geração ainda é vendido e é um dos líderes de vendas da marca (foto abaixo). Por lá, o novo carro será equipado com dois motores a gasolina (o primeiro um 1.4 de 89 cavalos de potência e o segundo um 1.6 de 109 cv). Ambos serão equipados com duas opções de câmbio, uma manual de cinco velocidades e uma automática de seis velocidades. Já por aqui, ainda não se sabe ao certo sobre motorizações ou versões e nem se o modelo será lançado antes ou depois do compacto Up!, prometido para 2014.

O que é definido é a estratégia da Vokswagen de atender à uma demanda criada com a chegada do Renault Logan, Chevrolet Cobalt e Nissan Versa. Com o aumento do poder aquisitivo das classes mais baixas do Brasil, produtos com com apelos voltados para o custo-benefício, bom pacote de equipamentos e espaço interno estão cativando um razoável grupo de clientes. E para uma montadora que possui a pretensão de ser a maior empresa do setor automotivo até 2016, não há como ficar de fora desta disputa.