segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Tiguan mostra ao Sportage que imagem não é tudo.


04/11/2011 - Fernando Pedroso / Fotos: Rafael Mandelli / Fonte: iCarros




O visual de um carro é um forte apelo emocional no momento de compra. Por isso, as montadoras, cada uma à sua maneira, investem em estúdios renomados, designers reconhecidos - como é o caso de Peter Schreyer, da Kia -, ou desenvolvem seu próprio centro de criação, a exemplo da Volkswagen. Neste sentido, quem se deu bem foi a sulcoreana.
Beleza é um quesito subjetivo, mas não dá para negar o acerto do Sportage com suas linhas retas e cintura alta, características que deixaram o crossover com um visual bastante esportivo. Do outro lado, o Volkswagen Tiguan ostenta as mesmas linhas retas, mas de uma forma mais conservadora.


 A quantia que sai do bolso é outro ponto a se discutir. Levar o Sportage fica mais barato, com versões a partir de R$ 83.900, mas com câmbio manual, tração dianteira, ar-condicionado analógico e rodas de 16 polegadas. O Tiguan custa R$ 110 mil, mas já vem com tração nas quatro rodas, controle de tração, câmbio automático de seis velocidades, chave com sensor de proximidade e outros itens que obrigam o Sportage a subir para os R$ 103.400. Por R$ 105.900, dá para levar também câmera de ré com imagem no retrovisor, item não disponível no Tiguan, e teto solar duplo, opcional no rival.
A diferença de preço começa a ficar pequena quando se analisam os detalhes dos carros. O Tiguan tem um acabamento mais bem trabalhado, com materiais macios e plásticos de boa qualidade. O Sportage já abusa dos plásticos duros e falhas de encaixes de algumas peças.
O que falta de personalidade no visual do Tiguan, sobra no interior, com saídas de ar redondas, de duas em duas, e o navegador opcional na tela do rádio. O restante, no entanto, é bastante familiar com o restante da linha VW. O Sportage segue a receita do restante da linha Kia, com iluminação vermelha.


Visual esportivo do Kia não se confirma ao volante
Os dois crossovers ligam sem ter a necessidade de encaixar a chave, apesar de o Sportage ter um local próprio dentro do console entre os bancos. O botão do Tiguan liga um 2.0 turbo com injeção direta e 200 cv de potência. A marca promete a aceleração de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos e 207 km/h de velocidade máxima.
O Sportage também usa um motor de 2,0 litros, mas com injeção eletrônica e duplo comando variável de válvulas. Chega a 166 cv de potência, mas a Kia não divulga dados de desempenho. Durante a avaliação dos carros, no entanto, o que se percebe é que o apelo esportivo do Sportage fica somente no visual.
O crossover tem suspensão independente nas quatro rodas, com bom ajuste para conforto, ou seja, macia demais para o tipo de carro, que é alto e passa sensação de instabilidade, o que não é confirmado em curvas; a impressão, no entanto, fica. O motor tem boa disposição, mas com arrancadas mais lentas e vibrações além do normal.

O Tiguan também oferece conforto, com suspensão mais firme. O motor turbo tem a curva de torque mais plana, oferecendo um bom fôlego em qualquer rotação. Outros pontos favoráveis no VW são o câmbio com trocas mais rápidas e a direção mais direta.
No quesito espaço, os dois se equivalem, apesar de o Kia parecer bem maior. Na verdade, a única vantagem do sulcoreano está na largura, com 5 cm a mais: 1,85 m. No comprimento, tem 4,44 m, 2 cm a mais e, na altura, perde por 7 cm com seu 1,63 m.
Para o espaço interno, os dois acomodam bem quatro passageiros. O Tiguan perde por 4 cm na distância entre-eixos e fica com 2,60 m. No porta-malas, no entanto, é que a diferença é enorme. O Kia pode levar 740 litros de bagagem contra os 505 litros do VW.
Veredicto de Fernando Pedroso – O visual do Kia Sportage cativa mais que o Tiguan re-estilizado recentemente, mas, ao volante, o Volkswagen conquista o comprador com seu comportamento mais esportivo e motor turbo 34 cv mais potente. A diferença de R$ 7 mil no preço fica pequena na hora de comprar. O Sportage só é a melhor escolha em suas versões mais baratas, porém, com menos equipamentos.