quinta-feira, 26 de julho de 2012

Barreira de defesa na cara do Gol


Com a proximidade da chegada dos pequenos Hyundai e Toyota, o VW oferece visual mundial da marca e melhorias nos motores sem aumento no preço

Por Vitor Matsubara | 25/07/2012



Há muito não se via tanta movimentação no segmento de maior volume do nosso mercado, o dos hatches compactos. Ícone da categoria, é olhando para ele que os próximos lançamentos da Toyota e Hyundai, Etios e e HB20, respectivamente, se aquecem antes de entrar no ringue, o que deve acontecer nos dois próximos meses. Para defender a posição, a VW apresenta a versão 2013 do Gol, que está chegando às lojas com novo design, motores aperfeiçoados e mais equipamentos de série, com preços praticamente iguais aos cobrados pelo seu antecessor.
A versão 1.0 básica, que custava 27.904 reais, passou a ser vendida por 27.990 reais e a topo-de-linha 1.6 Power foi de 38.242 reais para 38.290 reais. As principais mudanças estão no design: o novo Gol incorpora o DNA mundial da marca, definido pela dianteira com dois elementos horizontais – no caso, as grades principal e inferior –, faróis com máscara negra e um friso interno cromado e lanternas traseiras com novos refletores. A tampa do porta-malas também foi redesenhada, deixando o Gol parecido com o Polo europeu, que está uma geração à frente do “nosso” Polo. Por dentro, as saídas de ar foram redesenhadas, o console central agora tem acabamento preto e a iluminação dos instrumentos passou a ser branca (com leds) e vermelha.
A lista de equipamentos do Gol 1.0 inclui conta-giros, banco do motorista com regulagem de altura, vidros dianteiros elétricos, travas elétricas, limpador do para-brisa com temporizador, lavador e limpador do vidro traseiro, cintos de segurança traseiros retráteis e para-sóis com espelhos para motorista e passageiro. O Gol Power ainda vem com airbag duplo, freios ABS e direção hidráulica com ajuste em altura e profundidade, mas ar-condicionado é sempre opcional.
Quanto às motorizações, o motor 1.0, rebatizado de 1.0 TEC, recebeu mais alterações. Além das medidas para reduzir o atrito e do novo coletor, o Gol ganhou uma central eletrônica mais rápida e com maior capacidade de memória, bicos injetores mais eficientes, sistema de ignição com uma bobina para cada vela e novo sistema de partida a frio com quatro bicos injetores, um para cada cilindro. Segundo informações divulgadas pela VW, o motor 1.0 teria ficado 4% mais econômico com as modificações.