quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Volkswagen Gol 2013: mais moderno e melhor de dirigir


Com desempenho bom nas retomadas, o Novo Gol mostrou que continua jovem e pronto para os adversários

Em: 31.10.2012




Dentro do carro, observo os novos itens de série em relação ao anterior: vidros dianteiros elétricos, travamento central e abertura interna do porta-malas em todas as versões. Há novidades no detalhes de acabamento, como as saídas de ar no painel -mais sofisticadas-, além do sistema de som (que faz parte do pacote I-Trend), que agora traz acabamento "black piano" no centro do painel. Ao dar ré, pela tela do rádio é possível ver o sensor de estacionamento em ação: um gráfico com a silhueta do veículo mostra quando ele está se aproximando do obstáculo. Detalhe: ao acionar a ré o som é totalmente cortado. Ponto para a segurança!
Já nos modelos tops, os bancos receberam um novo tipo de tecido, mais bonito, com material derivado de garrafas PET. Nessa versão, de motor 1.6, o modelo passa a ter o terceiro encosto de cabeça como item de série.
Os materiais de acabamento interno melhoraram, assim como o desenho do painel mais caprichado, embora ainda seja "um mundo" de puro plástico.
O carro é bem jovial e sua iluminação dos comandos à noite não deixa a desejar. Para reforçar mais essa característica, sua outra novidade é a roda de liga-leve aro 16 (pneus 195/50 R16), oferecida como opção para os dois modelos, nas versões equipadas com motor 1.6. Nos dois casos, o preço do opcional é R$ 1.125.
Fôlego de jovem
Quem gosta de dirigir, certamente aprecia um Volkswagen. Os carros da marca alemã são conhecidos pela dirigibilidade apurada, com boas respostas de direção e ótimos acertos de câmbio manual, sempre "justinhos". Porém, o modelo que estava era com câmbio I-motion (não manual), e provou ter fôlego em mínimos espaços e bom desempenho nas arrancadas. O gostoso dessa versão é ter a sensação que o Gol mudou, mas sem mudar tanto. O 1.6 já era divertido de se dirigir e manteve essa característica.
A boa ergonomia no painel continua, com bancos alinhados e volante bem posicionado. É claro que a ausência de câmbio manual, com engates curtos, tira a esportividade, mas dá uma praticidade. Bom, para quem tem saudade, há as borboletas atrás do volante que garantem esse toque (leve, bem leve).
O computador de bordo equipado com o sistema Eco Drive (disponível para qualquer versão do novo Gol, independente do pacote Bluemotion) indica o momento correto de se fazer as trocas de marcha e ainda dá dicas ao motorista sobre a hora de fechar as janelas (para diminuir o atrito aerodinâmico) ou o aviso de não pressionar desnecessariamente o pedal do acelerador com o carro parado. Uma boa opção para quem não quer tanta amizade com o frentista do posto.
O motor 1.6 é o mesmo do modelo anterior e nele não houve nenhuma recalibração, ao contrário da versão 1.0, que ganhou novos mapeamento, coletores de admissão e bicos injetores para economizar combustível. Mas isso não é uma crítica: os propulsores da família EA111 com 1,6 litro giram com vontade e o carro tem força de sobra para encarar uma subida de serra.
Aqui entre nós, a traseira do hatch ficou parecida com a do Polo europeu, mais encorpada e com visual invocado
Outra boa qualidade do compacto é sua aptidão para curvas. Poucos do segmento são capazes de fazer isso como o hatch alemão. O Gol continua firme e, digamos, o mais esportivo. Se você reler uma avaliação de um Gol 1.6 de um, dois ou três anos atrás verá que tudo isso já foi escrito, ou seja, ele continua o mesmo após sair do centro de cirurgia estética.
Em Fortaleza, para quem deseja ter o novo modelo na garagem o Gol, sexta geração, ele custa a partir de R$ 27.900 (1.0 básico); R$ 34.900 na versão 1.6 de entrada (R$ 38.900 com câmbio I-Motion); e R$ 44.900 na configuração Power (R$ 40.890 a Power I-Motion). Se você é fã do maior vendedor das últimas décadas e procura um carro prático e que ande bem, o Gol 1.6 é uma boa pedida.
Ficha técnica
motor: 1.6 flex potência: 104 cv (etl)/101 cv (gas.) câmbio: automatizado (5 + ré) tanque: 55 litros porta-malas: 285 litros aro: 15 ou16 polegadas 0 a 100km/h: 10,1seg (gas) e 9,8 seg. (etan) direção: hidráulica