sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Veja como manter a pintura do seu carro sempre bonita e brilhante!



Lavagem frequente e aplicação de cera estão entre os cuidados básicos com o auto. Não importa se seu carro é popular, de luxo, nacional, importado, branco, preto ou cor de jaca. A única maneira de garantir que aquela bonita pintura aplicada pela fábrica permaneça brilhante por um bom tempo é tratar o carango com cuidado. Mude jeito de dirigir e economize R$ 1.700. E, quando o assunto é pintura e lataria de carros, o que não faltam são receitas caseiras que prometem manter tudo nos conformes. Você já deve ter ouvido falar, por exemplo, que limão, querosene e outros produtos do tipo ajudam a tirar manchas. Mas até onde isso é verdade?
Segue uma lista de dicas que vão ajudar a manter seu carro sempre brilhante, bonito e valorizado. Você também verá que nem toda receita caseira funciona, mas que algumas soluções podem ajudar na hora do aperto.
1- Lave, lave e lave
Manter o carro limpo é o primeiro passo para conservar a pintura. Lavar o automóvel pelo menos uma vez por semana - com água sob pressão moderada e detergentes especiais (à venda em supermercados) - é o ideal. O serviço deve ser feito à sombra e com o automóvel frio. Procure por luvas especiais feitas de algodão prensado, que diminuem a possibilidade de riscos.
Se você não tem tempo de dar aquele banho no carro, delegue a tarefa a um lava-rápido de confiança. Dê preferência àqueles que usam produtos ambientalmente corretos e fuja de preços muito baixos - que geralmente indicam mão de obra pouco qualificada.
2- Olha o passarinho
Passarinhos podem parecer inofensivos, mas a sujeira que eles fazem não é. Fezes de aves são extremamente corrosivas e podem causar manchas na pintura em apenas um dia. Por isso, faça a limpeza assim que notar a meleca. Para ajudar no serviço, use um limão cortado ao meio, mas passe muita água logo em seguida.
Esse cuidado também vale para a sujeira causada pela seiva de árvores. Para diminuir o risco de ser atingido - tanto pelos animais quanto pelos vegetais -, estacione em locais cobertos.
3-  Cera e polimento
Todos os carros - sejam com pintura sólida, metálica ou perolizada - saem de fábrica com uma camada protetora que, com o passar do tempo, vai se desgastando.  O ambiente é o principal inimigo da pintura. A luz ultravioleta do sol, por exemplo, afeta violentamente o carro. Para repor essa camada protetora e manter o veículo sempre brilhante, é importante encerar o carro com regularidade. O ideal é que esse serviço seja feito no mínimo a cada três meses por profissionais, que têm as ferramentas e o local adequados para isso. Se você optar por realizar o trabalho em casa, escolha um lugar à sombra, deixe o carro esfriar e aplique pequenas quantidades de cera, utilizando flanelas bem macias.
Quando a situação estiver realmente feia, o proprietário pode optar pelo polimento - que em muitos locais leva o nome de revitalização, cristalização ou espelhamento. O serviço, que custa em média R$ 350, só pode ser feito por profissionais.  Cada polimento retira uma pequena camada da tinta do automóvel. Por isso, ele deve ser feito com muito critério.
4-   Não deixe para depois
Pequenos riscos e amassados devem ser consertados o quanto antes, pois podem "abrir as portas" para a oxidação da lataria. Na maioria das vezes, o famoso martelinho de ouro, a micropintura e o próprio polimento são suficientes para reparar danos leves.
Casos mais graves requerem o trabalho de oficinas especializadas em funilaria. Ao escolher uma, leve em conta o ambiente - que deve ser limpo -, o histórico de trabalhos e o nível de organização dos funcionários. Outro fator que pode influenciar na qualidade do serviço de repintura é a disponibilidade de estufa, para que o carro possa secar à temperatura adequada e em local livre de poeira.

Outras dica

5- Quando voltar da praia lave o carro imediatamente. A maresia é um dos fatores que mais agridem a pintura. Se você mora no litoral, redobre todos os cuidados já citados.
6- Fuja de produtos agressivos e abrasivos, como querosene ou silicone em excesso. Em caso de dúvida, opte pela segurança dos produtos especializados.
7- Não deixe o carro secar ao sol. 
8- Ao abastecer, verifique se o combustível não respingou na lataria ao redor do bocal. Caso positivo, lave imediatamente.

Cuidados básicos, como lavar e encerar ajuda a manter a pintura sempre brilhante. Polimento deve ser feito apenas por profissionais, já que retira camada de tinta.

Fonte: Lucas Bessel, do R7.