terça-feira, 4 de setembro de 2012

Volkswagen comemora 55 anos de produção da Kombi no País



Desde a primeira unidade produzida em 02 de setembro de 1957, a Kombi soma, apenas no Brasil, mais de 1,5 milhão de unidades vendidas


  
Único carro a aliar tanta versatilidade no transporte de carga e de passageiros com baixo custo de manutenção. Como nenhum outro veículo do mercado nacional, a Kombi cumpre, durante toda a sua trajetória, o importante papel no desenvolvimento de pequenos negócios, além de ser indispensável no transporte realizado nas grandes empresas. Ou seja: não existe maneira mais barata para se transportar uma carga, consagrando-a como utilitário sem concorrentes diretos – uma Kombi só pode ser comparada a outra Kombi.

O carisma da Kombi ultrapassa todos os apelos racionais. É claro que existe uma ligação emocional muito forte entre o ícone da indústria automobilística com os brasileiros, e a conseqüência dessa aliança é a sucessão de triunfos que a colocam no topo de vendas, liderando o seu segmento desde seu lançamento, há 55 anos.

Além da popularidade e carisma, a Volkswagen dispõe de inúmeros recursos para, ainda hoje, elevar a participação das vendas e garantir a boa performance da Rede de Concessionários, por meio de condições especiais tanto no varejo como em Vendas Corporativas aplicadas em um carro que, naturalmente, já tem o melhor preço público do mercado.

A prova de que a Kombi está ativa na vida dos brasileiros é a multiplicação da sua presença em todos os ramos de atividade: é o único carro que tem suas vendas representadas por 56% de Frotistas (empresas de médio a grande porte), 26% de micro empresários e produtores rurais, 14% de vendas no varejo, e 4% das vendas para atender as prefeituras. Portanto, é o carro de maior abrangência para atender todos os tipos de clientes.    

Kombi vem do alemão Kombinationsfahrzeug, que significa “veículo combinado” – tentem repetir com as equipes de vendas e verão a complexidade na pronúncia. Uma expressão tão difícil para o Brasil, que foi preciso uma adaptação. E a popularidade é tanta, que Kombi deixou de ser uma expressão e se tornou um nome próprio tipicamente brasileiro. Façam o teste e terão a prova: quando um carro está à sua frente, é comum dizer que tem um carro à sua frente. Mas quando é a Kombi, é automático dizer que tem uma Kombi à sua frente, e não simplesmente um carro sem nome. Ou seja, é um nome próprio com vida e muita força.

O Brasil está em franco desenvolvimento, e todo esse crescimento econômico depende de oportunidades que ajudem os empresários e profissionais liberais a crescerem na mesma velocidade. Por conseqüência, a Kombi tem uma grande participação para alavancar o desempenho de cada uma das cidades do País.

Portanto, aproveitem todas as oportunidades e espaços que o mercado oferece para alavancar ainda mais as vendas na sua área de atuação.


História de orgulho e sucesso  


É impossível contar a história da Volkswagen no Brasil e no mundo, sem mencionar a Kombi como uma das grandes protagonistas no centro de suas vitórias. As primeiras páginas de um livro com inúmeras conquistas começou na década de 40, quando Ben Pon, um automobilista holandês, pretendia incluir o confiável conjunto mecânico do Fusca em um veículo leve de carga.

Em seguida à sua criação, a Kombi passou a ser produção em série na Alemanha em 1950, com destaque para o monobloco, suspensão reforçada e o motor traseiro, refrigerado a ar, de 25 cv.

Não muito tempo depois, em 1957 as primeiras unidades começaram a ser produzidas no Brasil, com um índice histórico de 50% de peças nacionalizadas. Menos de quatro anos mais tarde chegou ao mercado o modelo de seis portas, nas versões luxo e standard, com transmissão sincronizada e índice de nacionalização de 95%. A versão pick-up surge em 1967, já com motor de 1.500 cm³ e sistema elétrico de 12 volts.

Logo após, com a popularidade da Kombi em franca expansão e a paixão dos brasileiros pelo Volkswagen, muitas versões foram criadas: com motores de dupla carburação, outras com motores a diesel refrigerado a água, versões luxo e standard, uma série mais moderna com o nome Carat marcada pelo teto mais alto e portas corrediças, entre muitas outras.


Mais recentemente, a Kombi passou a ser equipada com o motor 1.4 Total Flex (arrefecido a água), até 34% mais potente e cerca de 30% mais econômico do que o antecessor arrefecido a ar.   

Foram, até hoje, mais de 1,5 milhão de unidades vendidas só no País, que comprova a verdadeira história de uma campeã!