segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Volkswagen Jetta recebe cinco estrelas no Euro NCAP e novo Kia Picanto, quatro


Na imagem, o sedã VW Jetta sendo submetido ao "teste do alce"
O Euro NCAP, programa europeu de segurança automotiva, divulgou os dados de sua mais recente sessão de testes de segurança com veículos da nova safra à venda no continente. No total, foram divulgados resultados sobre dez modelos (das marcas Audi, Chevrolet, Citroën, Kia, Hyundai, Opel e Volkswagen) e um sistema de segurança (da Mazda). Deles, dois interessam diretamente aos brasileiros, por envolverem carros destinados ao nosso mercado: o sedã Volkswagen Jetta e a nova geração do compacto Kia Picanto, que começa a ser vendida no país em alguns dias (o lançamento à imprensa ocorre nesta quinta e sexta-feira).

SEDÃ SEGURO
No caso do Jetta, o resultado foi melhor: o modelo da Volks recebeu cinco estrelas do Euro NCAP, tendo boas aferições nos testes testes de impacto parcial frontal e impacto lateral, embora com a ressalva da baixa a proteção a pedestres adultos em caso de atropelamento (os ferimentos causados pelo capô à cabeça de um adulto no impacto poderiam ser fatais), fator que pode levar à diminuição do conceito no próximo ano.
Vale lembrar que o sedã que chega ao Brasil por importação é fabricado no México tendo como padrões os definidos para o mercado norte-americano.
Os outros veículos avaliados pelo Euro NCAP foram o novo Audi A6, o híbrido Opel Ampera (versão europeia do americano Chevrolet Volt), a perua Hyundai i40 (baseada no sedã Sonata), o compacto Chevrolet Aveo, os médios Citroën DS5 e VW Golf Cabrio e o familiar Chevrolet Orlando.