terça-feira, 1 de novembro de 2011

CEO da Volkswagen confirma produção do XL1

Por Bruno Roberti | 31/10/2011




O CEO da Volkswagen, Martin Winterkorn, confirmou planos de produzir o conceito XL1, que foi mostrado no Salão do Qatar. O híbrido (diesel/elétrico) de dois lugares será produzido a partir de 2013, na Alemanha, na fábrica de Dresden ou Wolfsburg.
Segundo informações do site Auto News, o XL1, que conta com um propulsor elétrico de 27 cv e outro dois cilindros turbodiesel de 48 cv, terá seu primeiro lote de produção daqui a dois anos.
De acordo com a Volkswagen, o XL1 pode rodar somente com o motor elétrico em velocidades de até 35 km/h. O cupê conta com transmissão de dupla embreagem e sete velocidades e pode acelerar de 0 a 100 km/h em 11,9 segundos, atingindo a velocidade máxima de 160 km/h.  A economia de combustível é de cerca de 111 km/l e as emissões são de 24 g/km de CO2.
Além disso, Winterkorn fez elogio às subsidiárias Skoda e Seat. A Skoda tem expectativa de vender 1,5 milhão de unidades em 2018 e, segundo o CEO, “é uma das marcas de mais rápido crescimento na indústria”.
Já a espanhola Seat, que recentemente deu prejuízo ao grupo, está no caminho para se reestruturar. “A marca está indo na direção certa. As vendas estão subindo e novos carros virão. Agora a marca vai competir na China. Estou satisfeito com o que está acontecendo com a Seat agora”, finalizou.