segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Noticias do Mercado


Segundo dados do Renavam divulgados pela Fenabrave na última sexta-feira, 18, foram emplacados no País na primeira metade útil de novembro , 169 mil automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. Este volume representa discreto decréscimo de 0,5% com relação ao mesmo intervalo de 2010, mas 11% de crescimento perante a primeira quinzena de outubro.
A expectativa é de sejam comercializados no mês de novembro 320 mil. O mesmo volume de novembro de 2010com 311,4 mil.
A média diária de vendas na primeira metade útil de novembro deste ano é muito semelhante à de igual período de 2010, 16,9 mil unidades. Mas com relação à média diária de outubro representa 11% de crescimento.
O segmento de automóveis e comerciais leves, isoladamente, observou estabilidade nas vendas durante a primeira quinzena de novembro ante o mesmo intervalo de 2010, mas importante avanço com relação a outubro, 12,6%, totalizando 160,2 mil unidades.
Fiat e Volkswagen ficaram quase empatadas no ranking de automóveis na primeira quinzena de novembro, separadas apenas por 0,2 p.p. A Fiat manteve a liderança com 22,2% de participação de mercado, enquanto a Volkswagen ficou com 22%. A General Motors segue na terceira posição do ranking, com 21,1%, seguida por Ford, 8,8%, e Renault, 7,6%.

Gol Continua líder absoluto do Ranking de Vendas
O Gol continua sendo o modelo mais vendido no País, na primeira metade útil do mês de novembro a Volkswagen licenciou 13,3 mil Gols. O Fiat Uno ficou com o segundo lugar do ranking com 11,9 mil, seguido pelo Chevrolet Celta, 6,5 mil.

O mercado de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus seminovos e usados somou quase 9,5 milhões de unidades no acumulado de janeiro a outubro, em alta de 6,3% com relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com dados da Fenabrave. Isso significa que para cada 0 KM vendido no País no mês passado outros 2,6 usados foram negociados.
Em outubro, entretanto, as vendas deste segmento caíram 2,8% com relação ao mesmo mês do ano passado, somando 737 mil unidades. Na comparação com setembro deste ano o volume representou retração de 9,5%.
O segmento de automóveis e comerciais leves usados somou de janeiro a setembro 7,2 milhões de unidades, em alta de 6,3% com relação ao mesmo acumulado de 2010. A Volkswagen liderou o ranking de vendas neste segmento, com 26,7% do total negociado neste período. A Fiat ficou na vice-liderança, com 23%, seguida muito de perto pela General Motors, 22,8%.
No segmento de caminhões a Mercedes-Benz continua com a maior fatia, 26,7% das vendas totais, seguida pela Ford, 19,5%, e MAN Latin America, 17,7%.
A Fenabrave fez também o levantamento das vendas de motocicletas seminovas e usadas no acumulado do ano: 1 milhão 874 mil, avanço de 8,4% ante mesmo acumulado de 2010. Em outubro, o mercado de motos usadas somou 184,9 mil unidades, volume 3,1% acima do registrado em igual mês do ano passado mas 12,5% inferior ao de setembro.

Legislação
Projeto de Lei 1762/11, apresentado na sexta-feira, 18, na Câmara dos Deputados em Brasília, DF, prevê obrigatoriedade, por parte das fabricantes de veículos, de indicação de consumo médio do veículo no manual do proprietário, via alteração do Código de Defesa do Consumidor.
De acordo com o deputado autor da proposta, da bancada de Brasília, a medida permitiria ao consumidor escolher veículos mais econômicos, acirrando, assim, a competição e a produção de veículos energeticamente mais eficientes.
As informações são da Agência Câmara de Notícias.
"Os consumidores terão mais um motivo para a aquisição de um veículo econômico, incentivando sua oferta e proporcionando o incremento de produtos ambientalmente corretos", afirmou o deputado ao órgão informativo da casa.
A proposta tramita em caráter conclusivo – ou seja, dispensa votação em plenário e será analisada pelas comissões de Constituição e Justiça e Cidadania e de Defesa do Consumidor.

Acessório desenvolvido na Inglaterra usa calor do carro para aquecer água.

Tecnologia verde | 11/11/2011 17:25 - Revista Exame


Basta uma hora de rodagem para o aparelho armazenar calor suficiente para aquecer a água consumida durante um dia inteiro de uma casa



São Paulo - Uma nova tecnologia foi desenvolvida para minimizar o impacto ambiental dos carros. A empresa britânica Atmos Heating Systems é a responsável pela novidade, que aproveita parte da energia desperdiçada pelos carros, para aquecer água e pode ser usada no banho.
O transporte sustentável ainda é uma realidade distante para a maioria das pessoas, mas há outras soluções para quem se preocupa com o planeta. Esta iniciativa da Atmos mostra uma alternativa para o desperdício dos automóveis.
O sistema funciona da seguinte forma: um acumulador térmico é instalado no escapamento de um Land Rover Freelander, entre o catalizador e o silenciador. No momento em que o carro estaciona basta conectar um par de mangueiras a ele, que por sua vez, levará o calor a um segundo acumulador, instalado na casa. Através da energia térmica a água é aquecida. O Land Rover modificado ganhou o nome de Tessa, sigla de Thermal Energy Storage and Saving Automobile (Automóvel com Acumulador de Energia Térmica).
De acordo com a empresa, rodando por uma hora o Tessa já armazena calor suficiente para aquecer a água consumida durante um dia inteiro de uma casa. Entretanto a tecnologia ainda é apenas um protótipo. A ideia é que a Atmos possa fornecê-lo a fabricantes de automóveis.
O carro utiliza um sistema que pode funcionar em qualquer tipo de motor a combustão, pode ser gasolina, diesel ou álcool. A novidade foi apresentada em outubro, durante um evento na Inglaterra.

Volkswagen cria carro que anda sozinho

Volkswagen cria carro que anda sozinho

WebMotors roda com VW Saveiro Cross por trecho da Estrada Real.

Utilitária cumpre o papel de aventureira, mas não deixa de lado a pegada do conforto e da economia durante viagem teste

Texto: Rodrigo SamyFotos:  Do autor/Divulgação



(01-09-11) - O WebMotors aproveitou um feriadão prolongado e embarcou em direção à região de Ouro Preto, Minas Gerais. Saímos da área central do município de São Paulo, por volta das 6 horas, e seguimos em direção a principal ligação entre os dois Estados, a Rodovia Fernão Dias.

Com a temperatura baixa e com o trânsito bem livre conseguimos rodar por duas horas e meia sem parar a uma velocidade média de 80 km/h. Vale lembrar que o aconselhável é parar para o motorista descansar a cada hora rodada. Aproveitamos para tomar um café reforçado, abastecer a Volkswagen Saveiro Cross e seguir viagem. A primeira média de consumo foi maravilhosa, 9 km/l de álcool. O combustível proveniente da cana de açúcar foi o escolhido pelo fato de o litro estar mais em conta no Estado Paulista. Um pouco antes do meio dia estávamos atravessando a divisa dos Estados. 

O caminho escolhido para chegar a Ouro Preto foi o por meio da capital mineira, Belo Horizonte. Total do percurso de ida: 682 km. A rodovia Fernão Dias melhorou a beça depois da privatização. Não vamos entrar na discussão sobre quem a construiu e quem está recebendo a taxa do contribuinte, mas o fato é que ela melhorou e muito. Pistas recapeadas e sinalização quase inteira. Para ter o benefício das estradas em ordem o motorista paga oito vezes o valor de R$ 1,30, total de R$ 10,40.
Na segunda abastecida, a VW Saveiro mostrou que a sua transmissão mais acertada para o favorecimento do torque não influenciou no consumo, média de 12 km/l com a mistura de combustível. Logo depois que o tanque foi cheio com cerca de 40 litros de gasolina, aproveitamos também e enchemos as nossas energias.
Por volta das 16h estávamos em Betim, região metropolitana de Belo Horizonte, e avistamos os segredos relatados na reportagem que fizemos aqui no WebMotors com o título de: SEGREDO - Sedã na base do novo Palio já roda em Minas Gerais. Incrível, passaram por nós vários modelos camuflados, todos sendo testados pelos engenheiros da Fiat. Não podia ser diferente, afinal, estávamos na casa da Fabrica Italiana aqui no Brasil.

O trecho de chegada a Belo Horizonte é um dos piores da Fernão Dias, pouco acostamento, asfalto com degraus, buracos e rachaduras, faixas apagas e placas de sinalização inexistentes. O acesso para Ouro Preto fica bem escondido e quase não há placas indicativas. Depois de muita cautela conseguimos acessar o anel viário e seguir à cidade que fora conhecida como Vila Rica. [De Belo Horizonte, o caminho mais prático é pela BR-040, sentido Rio de Janeiro. Rode por cerca de 20 km e depois entre no trevo da BR-356, sentido Ouro Preto].

Fim da linha: chegamos a Ouro Preto por volta das 17h. Tanque pela metade, folga para a Saveiro Cross e o início de uma boa noite de sono. Pela manhã, fotos à frente da igreja Nossa Senhora das Mercês e Misericórdia. Já a localizada no horizonte, próximo da caçamba da Volkswagen Saveiro Cross é a Igreja São Francisco de Paula. Ambas as igrejas estavam fechadas para reforma. A imagem noturna mostra o Museu dos Inconfidentes, que fica no centro de Ouro Preto. Recém-reformado pelo governo federal ele oferece uma forma atrativa e criativa para o conhecimento da nossa cultura, o valor do ingresso é de R$ 6 (estudantes pagam metade). Na rua dos bancos, a agência do banco Santander usa a mesma linha de estilo colonial que o comércio local segue.

Serra do Caraça
Depois de um bom descanso, chega a hora de voltar, mas com uma escala no Santuário do Caraça. Localizado entre as cidades de Santa Bárbara e Barão de Cocais, o local é um lugar para recuperar todas as energias. Na imagem ao lado a mensagem que se recebe ao chegar. Mais adiante, a visita do lobo guará e um pôr-do-sol. O Santuário do Caraça consegue reunir em um único lugar o acesso aos seguintes canais: natureza, cultura, história e religião. Considerado um dos principais atrativos turísticos da Estrada Real, pelo local passaram Dom Pedro I e Dom Pedro II.

Desmatamento
É triste rodar pela Serra do Caraça e encontrar regiões devastadas pelas mineradoras. Acompanhado de terrenos desérticos estão as plaquinhas ingênuas dizendo: “somos amigas do meio ambiente”. Uma simples olhada no Google dá para notar o tamanho do estrago na região. No Santuário do Caraça há um abaixo-assinado em defesa do local. Ajude a proteger a Serra do Caraça, preenchendo o formulário online.

Saveiro Cross
O modelo gentilmente cedido pela Volkswagen para a avaliação do WebMotors marcou uma boa média de consumo, algo em torno de 8,7 km/l. Nos trechos de ida e volta, sem contar as pernoites, conseguimos manter a média de 80 km/h. Equipada com o mesmo volante dos outros irmãos maiores da VW, o modelo se demonstrou seguro para as ultrapassagens e estável nas curvas mais fechadas. Faltou um pouco de fôlego para algumas retomadas, pois cá entre nós 104 cv de potência máxima com álcool em um motor de 1,6L é coisa de “pônei”. Como a ideia da nossa reportagem era viajar sem gastar combustível e por um período curto, o modelo foi propício para a situação. Mais ainda na hora de enfrentar as ruas íngremes de Ouro Preto e o treco sinuoso da antiga Estrada Real. Os pneus mistos foram fundamentais para absorver as ondulações e impactos.

O compartimento de carga embutido na cabine é uma boa saída para quem pretende fazer uma viagem curta. Já a capota marítima é legal, apenas, para aqueles usuários que ficarão sem utilizar a caçamba por um longo tempo. Incomodo de retirá-la e de colocá-lo, o acessório não ajuda quase em nada na aerodinâmica e ainda ocasiona barulho em velocidades um pouco acima de 100 km/h.