sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Os 60 anos bem vividos da Volkswagen Kombi


Quantas marcas que você conhece conseguiram criar um ícone popular? Pois há 60 anos a Volkswagen lançou a Kombi, o carro que revolucionou o transporte de cargas e passageiros em todo o mundo e que, além de cumprir até hoje suas funções com perfeição, ainda se tornou um símbolo cultural para várias gerações.
Nenhum automóvel (com a provável exceção do Fusca, mas sem sua longevidade) conseguiu unir simplicidade e versatilidade como ela. A fórmula da Kombi é basicamente um motor confiável e robusto montado na traseira, equilibrando o peso da cabine, e todo o espaço entre as duas pontas livre para transportar o seu próprio peso em carga ou passageiros. O design foi copiado por praticamente todas as fábricas que tentaram criar um concorrente para ela – mas nunca com o mesmo charme.
É por isso que, ao longo desses 60 anos, a Kombi foi a escolha dos hippies, surfistas, bandas, conventos, correios, Jamie Oliver, Heródoto Barbeiro... Como resultado ela se tornou um objeto de culto, cada vez mais valorizado. Alguns chegam a dizer que ter uma Kombi é um estilo de vida.
Fora do Brasil a Kombi evoluiu até se tornar a Transporter, que hoje tem motor 2.0 turbodiesel montado na dianteira e tração integral. Por aqui, a Kombi continua praticamente a mesma desde a década de 70. Conservando sua receita carismática e sem planos de aposentadoria, ela apenas recebeu um novo motor refrigerado a água e, em breve, terá freios ABS.
Veja a seguir uma galeria com algumas das Kombis mais legais de todos os tempos: