segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Monterey celebra os 125 anos do automóvel

 Encontro em Peeble Beach, Califórnia (EUA), reuniu supercarros de todos os tempos.


Por: Diogo de Oliveira; Revista autoesporte | 21/08/2011

O Benz Patent-Motorwagen foi o primeiro carro da história, registrado há 125 anos na Alemanha por Carl Benz

Nos últimos quatro dias, o encontro de carros de Pebble Beach, em Monterey, na Califórnia (EUA), promoveu uma verdadeira viagem no tempo. O Concours d’Elegance – ou Concurso Californiano de Elegância, realizado todos os anos – é um dos mais prestigiados do planeta. E nesta edição 2011, Pebble Beach mostrou bem a transformação vivida pelo automóvel nesses 125 anos – completos em janeiro.

O encontro, como de costume, reuniu muitos clássicos, alguns deles raríssimos, como o Bentley 3-Litre (três litros), de 1921 – trata-se do modelo mais antigo da marca britânica existente hoje no mundo. Ao mesmo tempo, Pebble Beach também esteve recheada de supercarros atuais, muitos deles debutantes no mercado norte-americano, como os poderosos Aston Martin V12 Zagato e o Lamborghini Aventador.



Um breve retorno às origens
A Mercedes-Benz aproveitou o encontro em Monterey para celebrar os 125 anos de uma existência que se confunde com a própria história do automóvel. Em 29 de janeiro de 1886, Karl Friedrich Benz registrou um triciclo motorizado em um escritório de patentes em Berlim (Alemanha). O Benz Patent-Motorwagen se parecia com a boléia de uma carruagem e usava um motor a gasolina de um cilindro e menos de um cavalo.

O Benz Patent-Motorwagen ao lado do futurista Mercedes-Benz F800 Style, protótipo que originou o CLS
Naquele mesmo ano (1886), a dupla de engenheiros Gottlieb Daimler e Wilhelm Maybach criou a primeira motocicleta da humanidade. Mas o feito mais importante dos dois veio três anos depois. Em 1889, Daimler e Maybach apresentaram o primeiro veículo sobre quatro rodas do mundo. O modelo ainda se parecia com uma boléia, como o Benz Patent-Motorwagen, que foi o primeiro a ganhar produção, um ano antes (1888).


Em 1894, Carl Benz – com “C” e não mais com “K” – enfim apresentou seu veículo de quatro rodas, o Benz Velo. Entre 1894 e 1901, 1.200 unidades foram produzidas e o modelo ainda deu início a uma tradição que nunca mais cessou: o automobilismo. O Benz Velo, já no ano de seu lançamento, correu no rali Paris-Rouen, prova que é considerada a primeira corrida de carros da história, em 22 de julho de 1894.

Apesar das quatro rodas, o Benz Velo era bem parecido com seu precursor, o pioneiro Benz Patent-Motorwagen.
Àquela altura, o Velo já usava um motor mais potente, com 3 cv de potência e uma velocidade máxima de 18 km/h. Em 1900, Daimler e Maybach o Mercedes 35 hp, primeiro carro de produção da fábrica de motores DMG (Daimler-Motoren-Gesellschaft). O nome Mercedes foi uma exigência de Emil Jellinek, magnata alemão que financiou a produção (encomendando 36 unidades) e queria homenagear a filha.

Nesse mesmo ano, Gottlieb Daimler faleceu e Wilhelm Maybach assumiu como diretor da DMG até 1907. Nos anos seguintes, DMG e Benz & Cia competiam entre si. Carl Benz já estava aposentado desde 1903. E o destino uniu as duas fábricas após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Um acordo de cooperação foi assinado para estimular a economia alemã. E assim nasceu a Daimler-Benz – hoje o grupo Daimler.
Confira abaixo alguns clássicos e carrões que estiveram no encontro de Pebble Beach, em Monterey, na última semana.
O Bentley 3-Litre de 1921 é o modelo mais antigo da marca britânica; seu chassi é o de número três
Um dos carros mais emblemáticos da Mercedes-Benz é o cupê 300 SL de 1954, o asa de gaivota (Gullwing)
Uma clássica Ferrari 750 Monza Spider (1955) foi a leilão em Monterey, no tradicional pregão da RM Auctions
Porsche 911S (1970), do ator norte-americano Steve McQueen, foi a leilão em Monterey por US$ 1,25 milhão
Um dos superesportivos mais arrojados da atualidade, o Lamborghini Aventador esteve em Monterey

O Aston Martin V12 Zagato, desenhado pelo estúdio italiano Zagato, fez sua estreia nos EUA

O Bugatti L'Or Blanc, com detalhes de porcelana, foi à Pebble Beach; modelo custa US$ 3,7 milhões


Protótipo de conversível híbrido de alto luxo, o Cadillac Ciel foi revelado no encontro californiano.


Novo Polo - Linha 2012


Mais estilo e esportividade com o DNA VW para você.


 







A Volkswagen do Brasil apresentou para mais de 100 jornalistas de todo o País na noite de15/7, em São Paulo, a reestilização do design da linha Polo. As versões hatch e sedan do modelo ganharam uma aparência mais esportiva e moderna, alinhadas ao novo DNA Volkswagen, mantendo as suas características marcantes de conforto, desempenho e dirigibilidade.
Uma das principais alterações está na dianteira, que passa a contar com novos faróis com interior negro, integrados com o para-choque, agora totalmente liso, proporcionando uma impressão de maior "limpeza" na frente do veículo. Na versão Comfortline, as molduras são cromadas.
Na traseira, o sedan ganhou a tonalidade cereja nas lanternas e o hatch, lanternas escurecidas. O para-choque traseiro em ambas as versões passa a ter um design mais limpo com retro-refletores na parte inferior.
Para melhor adequação ao mercado, a versão 2.0 GT foi substituída pela 2.0 Sportline. Como destaques na versão esportiva, o modelo traz uma ponteira dupla no escapamento e rodas de liga-leve na cor cinza.
A principal novidade da nova edição do Polo BlueMotion é a incorporação do sistema de partida a frio E-Flex, que dispensa o uso do tanque auxiliar de gasolina para ligar o motor.