segunda-feira, 19 de novembro de 2012

VW celebra os 53 anos da fábrica de São Bernardo


Inaugurada oficialmente em 1959, a Unidade Anchieta foi a primeira da marca fora da Alemanha




A Volkswagen celebra os 53 anos da fábrica de São Bernardo do Campo (SP), a primeira instalada fora da Alemanha. A unidade fabril inaugurada oficialmente em 18 de novembro de 1959 já produziu mais de 12,5 milhões de veículos desde o início de suas atividades.


Localizada no quilômetro 23,5 da Via Anchieta, a 18 quilômetros da capital paulista, a fábrica foi cenário do desfile do então presidente Juscelino Kubitschek na ocasião que foi definida como a “certidão de nascimento” do setor automobilístico no País. O complexo industrial ocupa uma área total de 1,2 milhão de metros quadrados, sendo 970 mil metros quadrados de área construída.

O local abriga as atividades de Estamparia, Armação, Pintura e Montagem Final, além das áreas administrativas, de vendas, marketing, pesquisa, planejamento e desenvolvimento de novos produtos. Atualmente, a unidade produz os modelos Gol, Gol G4, Polo, Polo Sedan, Saveiro e Kombi. No início de suas operações, o primeiro veículo fabricado foi a Kombi, em 1957, e dois anos mais tarde, o Fusca.



Em 1966, a unidade foi a primeira fábrica a possuir um centro para crash-tests veiculares. Anos depois, em 1984, implantou os primeiros robôs na linha de montagem do Santana e da Quantum. Atualmente, aplica os recursos da fábrica digital, fazendo simulações virtuais de processos produtivos, instalações e produtos, antes da implementação ou construção física, diminuindo custos, otimizando processos e promovendo o desenvolvimento de melhores condições de trabalho.

A unidade Anchieta também foi palco de comemorações, como os 50 anos da Volkswagen no Brasil, em 2003, que contou com as presenças do então presidente Luis Inácio Lula da Silva. A fábrica recebeu também as visitas da chanceler alemã Angela Merkel, durante a inauguração do Centro de Realidade Virtual, em 2008, e do presidente mundial da marca, Martin Winterkorn, em 2011 e 2012.

Novo Fox Versão Ecológica 2013, Fox BlueMotion Nova versão Fox



A VW tem sua nova versão Fox ecológica, o Fox BlueMotion, traz inovações em seu design para melhorar a aerodinâmica, pneus verdes que oferecem menor resistência ao rolamento, esses pneus contém maior quantidade de sílica na sua composição, junto a uma maior pressão no enchimento de 29/28 de pressão para 36/34 de pressão (dianteiro e traseiro respectivamente) consegue-se então 23% menos resistência ao rolamento. Para manter boas condições de conforto e boa dirigibilidade a suspensão teve que ter os amortecedores recalibrados.

 O novo Fox teve sua aerodinâmica desenvolvida e certificada em túnel de vento, onde cada detalhe pode ser analisado dando medidas precisas para se ter uma menor força de arrasto. Seu desenho frontal é exclusivo com aberturas mais estreitas que garantem uma melhor aerodinâmica e ao mesmo tempo mantendo as características da marca Volkswagen.

O painel traz para o motorista um computador de bordo de série, um indicador digital de consumo instantâneo e também o indicador digital de velocidade, além do tradicional velocímetro analógico.

Outro dispositivo que vai auxiliar o motorista para uma condução mais econômica é o indicador digital de troca de marchas, o motorista recebe informação da marcha ideal a ser engatada por meio de um indicador numérico e por setas que orientam o motorista  a reduzir ou aumentar a marcha. VENHA CONFERIR!