segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Passat: sedan alemão capricha no conforto

DIÁRIODONORDESTE | FORTALEZA,CEARÁ-QUARTA-FEIRA,14DESETEMBRODE2011-ANDRÉMARINHO




Fabricado no Alemanha, o sedan grande da Volkswagen tem requinte, design e excelente desempenho, tanto nas ruas como nas estradas.

Você já ouviu falar no Passat. Em algum momento de sua vida, se sua idade está entre 35 e 55 nos, um exemplar dele passou na sua rua. Mas esqueça a lembrança da unidade do passado. Aquele não tem nada com o que está nas fotos desta matéria. Tudo mudou. Design, conforto, tecnologia, durante um pequeno test drive de três dias com o veículo, ficou mais que evidente o cuidado em cada item, o requinte nos materiais - couro nos bancos, volante com  empunhadura de toque macio, só para citar dois exemplos. Mas não fica apenas nesses detalhes. A tecnologia embarcada no Passat facilita, e muito o ato de dirigir e também de estacionar. Testamos o modelo completo, que custa R$124.500. Se a baliza não é seu forte, o carro cuida disso pra você. O equipamento "park assist" localiza espaços disponíveis e executa automaticamente todas as manobras de esterçamento em vagas longitudinais e de 90 graus. Fizemos o teste numa vaga dentro de um shopping da cidade. O Passat passou com louvor. Mas se você é craque em baliza, não precisa se sentir "humilhado", uma câmera traseira de auxílio ao estacionamento, localizada na abertura do porta-malas, mostra na tela do sistema de som a distância, orientando o motorista em relação a manobra, inclusive com avisos sonoros de menor ou maior intensidade. São tantos detalhes que fica difícil incluir todos em apenas uma matéria. Mas o conjunto motor e câmbio merece uma menção honrosa. O desempenho desse motor com 4 cilindros, 2.0 litros e 211 cv de potência está bem acertado com a transmissão automática, de seis velocidades e opção de trocas manuais através de borboletas no volante – diversão garantida! Nem parece carro de alto executivo, tal os resultados de 0-100 km, em apenas 7,6 segundos. A direção, elétrica, varia de sensibilidade de acordo com a velocidade do carro. Da primeira geração até hoje,o primeiro carro da Volkswagen com motor refrigerado à água vendeu mais de 15 milhões de exemplares em todo mundo. Em sua sétima geração, o Passat – sempre junto da eterna companheira Variant– traz a nova identificação visual da Volkswagen e muita tecnologia agregada para disputar o concorrido segmento de sedans Premium, onde alemãs e coreanas andam se destacando.

Suspensão é macia, o
Que realmente facilita a
Dirigibilidade nas ruas
Esburacadas de nossa
Capital cearense
Passat que está em
Solo brasileiro é o
europeu; o modelo
norte-americano é maior
e bem mais confortável.




Com posicionamento dos bancos baixo, o quinto passageiro se acomoda razoavelmente devido ao túnel central e encosto do banco, voltado para atender apenas aos outros ocupantes. Mesmo assim, a altura traseira permite andar ali sem raspar a cabeça no acabamento superior. Os bancos em couro ‘Nappa’ são bastante confortáveis e não cansam em viagem, segurando bem o corpo em curvas mais acentuadas. Para quem dirige, o volante multifuncional é uma praticidade a mais, garantindo maior atenção à estrada. O câmbio DSG com seis marchas deixa o motorista a vontade, podendo optar por mudanças automáticas ou manuais através de borboletas atrás do volante. A resposta nas mudanças é imediata, com os 211 cavalos do 2.0 TSI fazendo o ponteiro do conta-giros subir com rapidez. Tanto em aceleração como eu retomadas, o Passat 2012 garante ao motorista a rapidez necessária para se obter o menor tempo possível nas mudanças de velocidade. A suspensão e as rodas aro 17 com pneus 235/45 R17 igualmente trabalham bem para manter o sedã de 4,76 metros no solo de forma equilibrada e segura Aliás, segurança foi um dos pontos principais focados pela Volkswagen no desenvolvimento do Passat 2012. Além da segurança, a praticidade também foi explorada na linha 2012 do modelo, tendo a Variant um sistema de abertura e fechamento da tampa traseira, tal como no Touareg 2012. Há ainda o Park Assist II, que faz o veículo entrar em vagas como de edifícios ou shoppings, por exemplo. Bom, mas de volta a estrada. O Passat 2012 garante bastante conforto e segurança, sem deixar de lado um desempenho mais esportivo, garantindo alguma diversão ao motorista. Teto solar com células fotoelétricas, ar condicionado automático com duas zonas de temperatura e difusores na parte traseira garantem um ótimo ambiente interno, aumentando o conforto. Com rivais alemães (BMW, Mercedes-Benz), japoneses (Toyota Camry e Honda Accord) e coreanos (Hyundai Sonata e Kia Cadenza), o Passat mostra que honra a marca com atributos que vão além da beleza do design. É testar, se acomodar no banco e deixar a emoção nos levar.