quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

E se os meus freios parassem de funcionar?



Imagine que você está dirigindo por uma auto-estrada. Quando está para pegar uma saída, você pisa no freio, mas a velocidade não diminui. Não importa o quanto você pisa, nada acontece. Você está sem freio! O que você faria?
Quando você pisa no pedal de freio de qualquer carro de hoje, você pressiona um pistão. Esse pistão empurra o fluido de freio no cilindro-mestre, pressurizando-o. O fluido segue por tubos finos, chamados tubulações de freio, até chegar aos pistões em cada roda. Esses pistões aplicam pressão sobre as pastilhas ou fazem as lonas de freio se expandir, comprimindo um disco ou um tambor, respectivamente, para parar o carro. Se você tivesse uma perda séria de fluido de freio ou se alguém cortasse as tubulações, nada aconteceria quando você pisasse no pedal.
A primeira coisa a se fazer se algum dia você se encontrar em uma situação dessas é tentar pisar várias vezes no pedal de freio. Se as tubulações de freio tiverem um pequeno vazamento (em vez de um corte), você pode conseguir mandar fluido suficiente para o sistema e manter as coisas sob controle.
A segunda alternativa é tentar o freio de estacionamento – também conhecido por freio "de mão", termo impróprio porque muitos carros têm o freio de estacionamento acionado por um pequeno pedal à esquerda dos demais. Se as tubulações de freio estiverem cortadas e você descobrir que o freio de estacionamento também não está funcionando (seus cabos podem ter sido cortados também), então, o que você deve fazer?

Pensando estrategicamente

Agora você definitivamente tem um problema. O próximo passo é tentar usar o câmbio. Você pode reduzir uma marcha por vez e usar o motor como freio. Muitas pessoas têm o costume de fazer isso com a caixa manual. Isso funciona da mesma maneira com uma caixa automática. Reduza uma marcha, espere a velocidade diminuir e depois reduza mais uma. Se houver um canteiro central gramado, você pode pôr o carro nele para auxiliar o processo. A superfície da grama e o solo irregular oferecem uma pequena resistência, que ajuda a diminuir a velocidade do carro.

Se você estiver fazendo tudo isso e a situação ainda indicar que você vai bater em algo antes de conseguir parar o carro, pense estrategicamente. Se puder escolher entre bater em algo sólido, como a coluna de concreto de uma ponte, ou em algo que irá ceder, como uma cerca feita com correntes, escolha o objeto que cederá. Você também pode tentar diminuir a velocidade raspando o lado do carro em uma parede ou barreira de proteção. Ou, se puder suba uma elevação lateral da pista, se houver, pois isso também ajudaria.
Em outras palavras, se você tiver tempo de salvar o carro usando algo que não irá destruí-lo, como o câmbio ou uma elevação lateral, prefira essa opção. Se você não puder salvar o carro, então se salve. Faça o possível para evitar que você se machuque batendo em algo "macio" ou raspando em algum lugar para reduzir a velocidade. E se isso não der certo, então relaxe e torça para o seu airbag funcionar! E antes de bater pare de apoiar os pés nos pedais ou no descanso para o pé esquerdo, a fim de evitar lesões nos membros inferiores.
Todos esses conselhos lhe serão úteis em uma eventual perda de freio, mas saiba que todos os carros atuais possuem duplo circuito hidráulico, separados um do outro, sendo pouco provável uma falha total do sistema hidráulico dos freios.



Fonte: hsw.uol.com.br