quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Novo Gol e Novo Voyage chegam equipados com novo Motor 1.0l TEC, com redução de consumo e excelente desempenho.



ESS – Um sinal que pode salvar vidas
A Engenharia da Volkswagen do Brasil está, mais do que nunca, alinhada com o que há demais moderno em termos de segurança e tecnologia do Grupo Volkswagen. Um exemplo é o ESS (Emergency Stop Signal ou Sinal de Frenagem de Emergência), herdado dos veículos alemães mais sofisticados do mercado.
O ESS funciona como um alerta para evitar colisões traseiras. Caso o motorista pressione o pedal de freio de forma acentuada, mantendo uma frenagem mais consistente, o sistema de segurança aciona as luzes traseiras de frenagem de forma intermitente, sinalizando ao motorista do carro que vem atrás que o Novo Gol está tendo uma desaceleração acentuada e exige cautela, para evitar colisões.
Após essa frenagem, com o veículo em estado estático, as luzes de freio param de piscar e o ESS aciona as luzes de pisca-alerta, indicando que o veículo parou, sempre orientando da melhor forma o motorista que vem em seguida. Se o motorista acelerar e tirar o carro da inércia, as luzes de pisca-alerta se apagam automaticamente, sinalizando que o veículo encontra-se novamente em movimento e em processo de aceleração, sem risco para o motorista de trás que trafega na mesma faixa.
Servo-freio com diâmetro maior
Adicionalmente, o pacote de segurança na frenagem do Novo Gol e do Novo Voyage agora conta com servo-freio de diâmetro maior (10 polegadas).
Esse aumento no diâmetro do servo-freio proporciona melhor “feeling” de pedal na frenagem. O motorista pode sentir com mais precisão o momento em que modula o pedal de freio para controlar melhor o espaço de frenagem do veículo, seja em frenagens leves, médias ou acentuadas.

Freios ABS de última geração
O tema segurança é um dos mais importantes no desenvolvimento de um veículo Volkswagen. O Novo Gol e Novo Voyage estão entre os melhores veículos em performance de frenagem nas suas categorias.
Os freios ABS (Antilock Brake System ou Sistema Antitravamento dos freios) agora estão na última geração e são utilizados em modelos da Volkswagen na Europa. Durante a frenagem, essa última geração de ABS apresenta um desempenho ainda melhor em pisos secos e molhados.
O ABS de última geração também é fundamental em frenagens quando o veículo trafega por pisos em que há diferença de atrito entre as rodas dos lados direito e esquerdo. Por exemplo: se o motorista trafega em uma pista asfaltada e, de repente, direciona e freia o carro com duas rodas no acostamento de areia (com atrito menor que o do asfalto), o ABS de última geração, com sensores precisos de velocidade das rodas, reconhece a necessidade de modular a força de frenagem entre os lados esquerdo e direito do veículo, mantendo-o sempre em linha reta na frenagem.
Outro benefício do ABS está no fato de o motorista conseguir mudar a trajetória do veículo mantendo o pedal de freio pressionado, pois as rodas não ficam bloqueadas. Com o ABS de última geração, esse processo de frear, manter o pedal pressionado e desviar a trajetória é ainda mais eficiente.