segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

GOLF É ELEITO O CARRO MAIS SEGURO PARA CRIANÇAS.

Latin NCAP/Divulgação
Transportar crianças no carro exige sobretudo um veículo seguro, capaz de proteger melhor os pequenos no caso de um acidente. O Latin NCAP, responsável pelos testes de colisão dos veículos na América Latina, faz ensaios em todos os modelos vendidos por aqui, classificando-os também de acordo com o desempenho em termos de proteção aos pequenos. 

No ranking atual, o mais seguro é o Volkswagen Golf, que obteve 44,3 pontos de 49 possíveis, e as cinco estrelas, nota máxima do teste. O hatch é seguido pela picape Toyota Hilux, também com cinco estrelas e 44,25 pontos na avaliação da proteção infantil.

Dos utilitários compactos, atuais “queridinhos” do mercado nacional, o mais seguro é o Jeep Renegade, seguido de perto pelo Honda HR-V. Os dois têm cinco estrelas na proteção para crianças e pontuação de 43,54 e 43,3 respectivamente.

No segmento de entrada, o mais bem colocado é o Volkswagen Up!, com quatro estrelas e 39,54 pontos. O Chevrolet Onix, modelo mais vendido no Brasil em 2015, tem apenas duas estrelas para proteção infantil e 20,14 pontos dos 49 possíveis. Já o Fiat Palio obteve três estrelas e 25,28 pontos no mesmo teste.

O ensaio.
O Latin NCAP usa dois tipos de “dummies” (bonecos) para os testes. Um simula uma criança de 18 meses sentada numa cadeirinha infantil virada para trás (posição recomendada pelo órgão) e outro, uma com três anos de idade, posicionada em assento infantil. Os bonecos são recheados de sensores que medem a força do impacto pela aceleração causada pela batida. Além disso, a classificação leva em conta a presença de dispositivos de segurança, como assentos infantis embutidos nos bancos traseiros e fixação Isofix para cadeirinhas.

As notas mais altas vão para os veículos que proporcionarem menor movimentação no boneco e não permitirem que os “dummies” sejam ejetados de suas posições.

No teste, apenas 40% da dianteira do carro se choca de frente contra uma barreira deformável. O objetivo é simular colisão contra um veículo vindo no sentido contrário da via.

Fora do Brasil. 
Na Europa, o padrão dos “dummies” infantis mudou neste ano. Agora, são usados dois bonecos, que representam duas crianças, – com seis e dez anos de idade –, atados ao cinto do carro e usando assentos especiais indicados para cada idade. Itens como aviso para utilização de cinto para os ocupantes do banco de trás ajudam a aumentar a pontuação.

Por enquanto, os testes realizados pelo Latin NCAP na América Latina contemplam apenas impactos frontais, enquanto a Europa realiza ensaios com batidas laterais e traseiras, além de testar os bancos de cada carro.

(Fonte: http://www.estadao.com.br/jornal-do-carro)