terça-feira, 30 de outubro de 2012

Novo Santana 2013 é revelado oficialmente


Novo VW Santana é revelado na Alemanha, mas será feito na China.

Novo Volkswagen Santana adota a nova identidade visual da marca e fica parecido com o médio Jetta

Depois de alguns flagras, a Volkswagen revelou nesta terça-feira (30) a nova geração do Santana. O modelo, aposentado no Brasil desde 2006, é vendido na China desde os anos 1980 (ele nunca deixou de ser comercializado por lá) e ganha nova geração no país.
O carro é totalmente novo e produzido na fábrica da Volks em Xangai, em acordo com a sua joint-venture local, a Shanghai Volkswagen Automotive. Equipado com a família de motores EA 211 (evolução dos EA 111 vendidos por aqui), a gasolina, o sedã será oferecido nas versões 1,4 litro/90 cv e 1,6 litro/ 110 cv. Segundo a VW, o novo modelo chega a ser até 28% mais econômico que a geração anterior.
O carro segue a receita de sucesso para mercados emergentes: motor pequeno, espaço interno de sobra e porta-malas grande. No Santana, são 2,60 m de entre-eixos (o mesmo que o de um Nissan Versa) e 480 litros de bagageiro (10 l a mais que o de um Toyota Corolla, por exemplo). Serão três versões de acabamento (Trendline, Comfortline e Highline) com pacotes de equipamentos recheados, que incluem freios ABS, airbags frontais, laterais e de cabeça, controle de tração, ar-condicionado, rodas de liga leve, sensores de estacionamento, bancos de couro e até teto solar.
Tamanha importância do modelo, o lançamento mundial aconteceu na matriz da empresa, em Wolfsburg, na Alemanha, e contou com a presença do CEO mundial da marca, Martin Winterkorn. A Volkswagen do Brasil ainda não confirma se o sedã será vendido por aqui e diz apenas que "acompanha o mercado e que modelos futuros passam por estudos". 

Como a dianteira, interior também segue novo padrão estético da Volkswagen; traseira também lembra a de sedãs maiores da marca, mas lanternas têm desenho diferente e são mais agressivas


Na China, o Volkswagen Santana 2013 tem freios ABS, seis airbags, controle de estabilidade, ar-condicionado automático, teto solar elétrico, rodas de liga leve, sensores de estacionamento e acabamento em couro. As versões disponíveis serão Trendline, Comfortline e Highline.
A motorização do Novo Santana 2013 será sempre de motores de quatro cilindros a gasolina, baseados na família EA 211 de motores da VW. A versão 1.4 tem 90 cavalos enquanto a versão 1.6 tem 110 cavalos.
Ainda não se sabe ao certo quando o modelo chegará no Brasil.