segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Volkswagen Passat vive contradição de ser premium sem ter aura divinal


Eugênio Augusto Brito
Rodrigo Lara
Do UOL, em São Paulo. 07/02/12







O Volkswagen Passat tem uma vida cheia de contradições e sofre com isso. O carro, claro, é o topo da escala evolutiva dos sedãs da marca -- a linha começa humilde com o Voyage, ganha algum requinte com o Polo Sedan, encorpa com o Jetta de entrada e fica interessante com o Jetta turbo. Ao Passat, cabe a função de "premiar" o consumidor bem-sucedido que se manteve na casa. Este público, quase sempre com idade entre 45 e 50 anos e de perfil conservador, deseja não apenas um carro com conteúdo, mas principalmente uma bandeira social: mais do que meio de transporte, o carro tem de ser um símbolo elevado de status.

Começa aí a atribulação do Passat: o carro foi o que mais perdeu com a nova identidade visual da VW, que deixou os modelos mais ou menos com a mesma cara. A adaptação do traço retilíneo de Walter de'Silva ao sedã grande está longe de ser feia ou pouco classuda, mas convenhamos que é mais jogo para o Jetta ser parecido com o Passat do que o inverso.

Outro trecho da via-crúcis do modelo está em seu posicionamento de mercado, sobretudo no Brasil. Dificilmente o consumidor vai escolher seu carro baseado no segmento ou no uso que fará do carro -- quase sempre é o preço (e o quanto o carro entrega por este valor) que determina a compra. O resultado é que o Passat acaba concorrendo com rivais de mundo totalmente diferentes:

- Sedãs grandes emergentes: turma do Ford Fusion e do Hyundai Sonata;
- Sedãs grandes com credibilidade: inclui os quase "míticos" Azera e Honda Accord;
- Segmento premium: o Olimpo conta as divindades Audi A4, BMW Série 3 e Mercedes-Benz Classe C, que até entregam menos espaço (são carros de porte médio), mas com certeza colocam prazer e ego nas alturas.

A Volkswagen dos Estados Unidos detectou o problema e mexeu na receita do Passat vendido por lá -- o carro ianque cresceu e ganhou conteúdo, ficando mais bem ajustado que o modelo alemão.

Este último, porém, é o carro vendido aqui no Brasil em sua sétima geração desde maio de 2011: custando R$ 122.450 iniciais, tem preço alinhado com A4, Classe C e BMW Série 3, mas sem ostentar uma estrela de três pontas, quatro argolas entrelaçadas ou um escudo azul e branco em sua grade dificilmente vai fisgar o consumidor com mais "bala na agulha". Ao mesmo tempo, parece caro e careta demais para servir como opção ao comprador que ainda se prepara para entrar neste patamar -- e que vai acabar optando por Fusion ou Sonata. Assim, resta ao Passat o limbo.


CONTEÚDO ELE TEM
Nenhum Passat é pelado, pelo contrário. Entre os itens de conforto, destacam-se o ar-condicionado digital de duas zonas; bancos em couro com ajustes de assento, encosto e lombar; aquecimento dos assentos dianteiros; sistema multimídia com tela sensível ao toque, oito alto-falantes e conexão para iPod; piloto automático; espelho retrovisor interno eletrocrômico; freio de estacionamento eletrônico com função Auto Hold; sensores de chuva e de estacionamento; detector de fadiga do motorista (típico dos alemães premium); e sistema de monitoramento da pressão dos pneus. O pacote de segurança pode ser considerado básico para o segmento: freios com ABS; bloqueio eletrônico de diferencial (EDS); controle de tração (ASR); controle eletrônico de estabilidade (ESP); seis airbags.
Quem quiser e puder ter mais, pode fazer o jogo de montar da Volks e incluir equipamentos mais divertidos pagando à parte. São eles: acabamento perfurado nos bancos, além da refrigeração para os dianteiros (R$ 1.905); ajustes elétricos (R$ 5.245); faróis de xenônio com luz de curva (R$ 8.770); piloto automático adaptativo (ACC) e sistema Front Assist, que aceleram ou freiam o carro automaticamente de acordo com os obstáculos (R$ 5.925); navegador integrado (R$ 2.870); e teto corrediço com célula solar elétrica que controla automaticamente a difusão de ar no interior da cabine (R$ 5.050). Completaço, o Passat chega a custar R$ 152.215.

ACOLHE E ANDA BEM
O modelo avaliado por UOL Carros por quase 800 quilômetros era quase completo (apenas a função de navegação ficou de fora) e mostrou seu valor. Do arsenal de itens, a dupla Front Assist e ACC é, de longe, a mais útil. Ambos reforçam brutalmente a segurança, embora acabem se convertendo em incômodo nas situações de tráfego pesado.

Alarmes visual e sonoro surgem sempre que um carro mais lento entra na trajetória direta do Passat. Caso o motorista não freie ou mude de faixa, o acionamento autônomo do sistema de freios entra em ação. Na estrada tudo funciona muito bem e diminui o estresse do motorista, que pode até curtir a viagem. Na cidade, porém, esse sistema se mostra tão insistente em seus pitacos quanto a mãe de uma pessoa recém-habilitada -- o excesso de zelo maternal no meio de um congestionamento, por exemplo, acaba levando o motorista mais experiente a deixar tudo desligado.

O nível de acabamento é bom e não deixa a desejar para os sedãs concorrentes de Audi, BMW e Mercedes. A mescla de materiais é boa e agrada, sobretudo, a quem prefere sobriedade -- apesar da afetação simbolizada pelo relógio analógico no centro do painel, a mistura de aço escovado e couro não faz o Passat passar qualquer tipo de vergonha mesmo entre quem busca mais esportividade.

O ponto realmente alto do carro está em seu conjunto motriz. A dupla formada por motor 2.0 TSI (turbo com injeção direta de gasolina) e câmbio automatizado DSG (com dupla embreagem) dão conta de sobra dos 1.474 kg do carro.

Enquanto o propulsor de 211 cavalos e 28,5 kgfm de torque é elástico, a caixa de marchas faz trocas a uma velocidade impressionante. O carro está sempre na mão do motorista, que ainda pode comandar o uso de uma pegada mais dinâmica com a posição esportiva (S) do câmbio. Em alguns momentos, tem-se a impressão de que o sedã encolheu, ou ficou mais leve, tamanha a facilidade da condução.

Tamanho desempenho, entretanto, não se refletiu em economia. Em uso "severo”, sob trânsito pesado e distâncias curtas, situação típica do uso executivo que o carro vai ter quase que constantemente, o consumo de 6,6 km/l. A média subiu para 9 km/l em momentos de maior tranquilidade e pista livre. Na estrada, onde rodamos um terço do tempo, o computador de bordo indicou 11 km/l. 
VALE A PENA?
Tábua de consumo posta de lado, uma coisa fez falta: o Passat é um bom carro, tem equipamentos interessantes e é gostoso de dirigir, mas falta a sensação de que se pode esbanjar e ir além dos limites, algo encontrado em modelos premium que contam com a opção de um motorzão V-alguma coisa. Na reformulação, o Passat perdeu o bloco V6. Este deve, muito provavelmente, ficar restrito ao novo CC, ajudando a desassociar o cupê de quatro portas (mais esportivo) do sedã clássico.

O consumidor do Passat ainda é assolado por um pensamento aterrador, o de que alguém com um Jetta 2.0 TSI pode se divertir muito mais: com o mesmo trem-de-força, mas de porte mais compacto e preço mais em conta, o sedã menor anda mais, é (ainda) mais estável e (bem) mais barato.

Sem essa  "diferença", fica difícil defender a presença do VW no rol de carros dos sonhos do emergente comprador brasileiro.




Passat Sedan - Itens de série
Motor / Transmissão / Direção
• 2.0L TSI – 211cv (155Kw)
• Transmissão DSG 6 velocidades Tiptronic
• Direção Servotronic
Exterior
• Rodas de liga-leve 7 ½ Jx17” modelo Michigan
• Pneus: 235/45 R17
• Estepe em roda de liga-leve 17” 
• Antena no parabrisa
• Insertos cromados na grade dianteira, contorno das janelas e na parte inferior das
portas
• Luz indicadora de direção integrada no retovisor externo com LEDs
• Farol duplo de halogênio
• Protetor de Carter

Interior
• Tomada 12V no porta-malas, console central dianteiro / traseiro
• 2 porta-copos no console central dianteiro, com tampa
• Tapetes adicionais em tecido
• Relógio analógico no centro do painel frontal
• Insertos internos em alumínio escovado
• Apoio de braço dianteiro / traseiro com 2 porta-copos
• Bancos revestidos em couro “Nappa”
• Bancos dianteiros “conforto”
• Bancos dianteiros com ajuste manual de altura e elétrico para o encosto do banco do
motorista
• Bancos dianteiros com função de aquecimento
• Banco do motorista com ajuste lombar elétrico
• Parassois com espelho e iluminação
• Tampa do portaluvas com chave e saída de ar condicionado
• Radio RCD 510 com tela Touchscreen + Cd changer integrado (6 Cds)
• 8 Altofalantes
• Bluetooth com comando de voz
• Entrada Aux –In para fonte de audio externo
• Cabo para conexão de Ipod
• Saída traseira para ar condicionado no console central
• Cinzeiro e acendedor de cigarros na frente
• Banco traseiro com encosto dividido
• Porta objetos com tampa sobre o painel frontal
• 4 luzes de leitura (2 dianteira / 2 traseira)
• Ar Condicionado Climatronic dual zone
• Pacote ambiente – 2 luzes na área dos pés (dianteiro), luzes de embarque em todas
as portas
• Soleira em aço inoxidável nas portas com logo “Passat”

Segurança
• ABS / EDS / ASR / ESP
• 6 air bags
• Farol de neblina com luz estática para curva
• Lanterna traseira de neblina
• Três cintos de segurança traseiros de 3 pontos
• Imobilizador eletrônico
• Sistema de alarme ultrassom
• Desativação air bag lado passageiro
• Apoio de cabeça dianteiro com ajuste de altura e longitudinal
• 3 apoios de cabeça traseiro

Funcionais
• Pneus especiais ContiSeal (autoselantes)
• Espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis, aquecíveis, com iluminação
do campo periférico – lado do motorista com escurecimento automático
• Espelho retrovisor interno com antiofuscamento automático 4
• Comando automático de acendimento dos faróis com função Coming & Leaving
home
• Travamento central elétrico com controle remoto
• Controle automático de velocidade
• Freio eletrônico de estacionamento
• Função Auto-hold
• Sistema de identificação e alerta de fadiga do condutor
• Computador de bordo com display Plus
Volante multifuncional em couro com controle do Tiptronic
• Indicador de temperatura externa
• Sensor de estacionamento dianteiro e traseiro
• Filtro anti-polen
• Vidros com comando elétrico dianteiro e traseiro
• Sensor de chuva 
• Coluna de direção com ajuste de altura e profundidade
• Sistema de monitoração da pressão dos pneus
• Assistente de partida em subidas
• Destravamento por controle remoto da tampa do portamalas
• Fechamento elétrico da tampa do portamalas



Passat Variant – Opcionais
• Bancos dianteiros climatizados 
• Bancos dianteiros com ajuste elétrico / lado do motorista com memória 
• Kessy - Sistema de acesso ao veículo e ignição sem chave 
• Park Assist II 
• Faróis Bi-Xenon direcionais com LEDs + Lanterna traseira com LEDs 
• ACC (controle automático de distância e velocidade) 
• Teto solar elétrico panorâmico Skyview 
• Rádio com Sistema de navegação integrado