terça-feira, 16 de agosto de 2011

Nova Touareg - O SUV DNA VW

A excelência da Volkswagen

 


Lançado em 2002, o Touareg foi o primeiro utilitário esportivo da Volkswagen – em seguida, a marca apresentou o Tiguan. Sua primeira geração teve aproximadamente meio milhão de unidades comercializadas, mas o SUV sempre lutou contra o preconceito em ser um produto premium de um fabricante de grandes  volumes. A realidade é que a maioria dos consumidores que podem pagar por esse tipo de produto  prefere levar os irmãos da Audi ou Porsche, o Q7 e o Cayenne, por exemplo. É um nicho onde o status da marca pesa muito na hora da compra.

NOVO O Touareg agora está 4,1 cm mais comprido e 1,2 cm mais largo – 4,79 m e 1,94 m, respectivamente. Seu entre eixos  aumentou 3,8 cm e agora é de 2,89 m. A única medida que ficou menor foi a altura, 1,7 cm inferior – 1,70 m. O porta- malas tem 520 litros de capacidade,  podendo ser aumentado para 1.642 litros com a fileira traseira de bancos rebatida. Quem diminuiu foi o preso: o utilitário esportivo está 208 quilos mais leve na versão V6 e 257 kg na V8, como a testada pelo AUTOS.

TREM DE FORÇA O propulsor V8 de 4,2 litros desenvolve 360 cv de força (a6.800 rpm). Esse motor conta com o novo de gerenciamento térmico, que possibilita atingir a temperatura ideal de funcionamento em menor tempo, o que contribui de forma importante na redução do consumo de combustível em percursos pequenos, como a maioria dos realizados no ciclo urbano. Na prática, isso é traduzido no consumo de 6,5 km/l na cidade, média interessante para um V8, e de 9,8 km/l na estrada (o tanque tem capacidade para 100 litros ). O que ajuda bastante o motor é a transmissão automática seqüencial de oito marchas – com opção de trocas manuais, que podem ser feitas por alertas sob o volante. Já a tração é integral e possui distribuição de 60% para as rodas dianteiras e 40% para as traseiras.

SUSPENSÃO O Touareg V8 conta, de série, com suspensão pneumática com controle eletrônico. O sistema integra de controle de nivelamento automático, ajuste de altura em relação ao solo e da  rigidez dos amortecedores. O motorista pode escolher facilmente, através de um comando no console, entre quatro níveis de altura de suspensão: Nível de Carga, Normal, Todo- Terreno e Todo-Terreno Extra. Também é possível  ajustar os amortecedores: além do modo ‘Normal’, com a altura mais baixa resultando em menor resistência aerodinâmica, o usuário pode optar pelos níveis ‘Comfort’ ou ‘Sport’.

No modo Comfort, o sistema procura, principalmente, compensar da melhor forma possível as irregularidades do terreno. No modo Sport, a altura é reduzida em 25 mm, otimizando a aderência e aumentando a performance nas curvas.

RODANDO O Touareg é o tipo do veículo que anda bem em qualquer terreno, transmitindo segurança ao condutor – que fica muito bem instalado, e com o auxílio de câmeras e outros  aparatos eletrônicos, sua condução é tranqüila, apesar  das dimensões. Em relação aos ajustes, faz falta um comando elétrico para regulagem da coluna de direção – veículos mais baratos como o Jeep Grand Cherokee ou o Hyundai Azera têm esse sistema. Para lugares quentes como a Bahia um item foi bastante apreciado, os bancos dianteiros climatizados. No Touareg eles também refrigeram, enquanto que na maioria dos veículos apenas esquentam.

PREÇOS O Touareg mais barato é o V6, oferecidos por R$ 220.990. O V8 tem preço inicial de R$ 267.990,mas o que testamos estava equipado com um pacote que inclui sistema de câmeras integradas, sistema de som premium, rodas de 20 polegadas, bancos em couro bicolor e detalhes de desing exclusivos. Esses equipamentos (R$ 21.285) e o teto solar panorâmico ( R$ 7.820) fazem com que o valor chegue a R$ 297.095. Quer mais? Ainda é possível incluir o assistente de ponto cego e o controle automático de distância e velocidade, que são oferecido num kit, por R$ 13.510.


RIVAIS Na concorrência – sempre com motores a gasolina – o Audi Q7 (V6 com 333cv ) tem preço inicial de R$ 320 mil; o BMWX5 custa R$ 299.550 (V6 com 306 cv ) e R$ 355.550 (V8 com 407 cv ); o Land Rover Discovery 4 é oferecido por R$ 248.900 ( V8 com 375 cv ); o Mercedes – Benz. ML 63 AMG ( V8 com 510 cv ) por R$ 391.889; e o Porsche Cayenne começa em R$ 269 mil ( V6 300 cv ) e vai até R$ 555 mil ( V8 com 500 cv )

MERCADO O grande desafio da VW é mostrar ao consumidor que seu produto vale a pena, independentemente da marca que ostenta. Seria bem mais fácil se o valor do utilitário esportivo fosse mais atrativo, melhor adequado ao mercado nacional. Exemplos não faltam, o Tiguan é um deles. Lançados por R$ 124.190 mil, teve seu preço reposicionado para R$ 99.990 (na época )  e se tornou um produto competitivo. Além disso, a marca tem 619 concessionárias ( 79 delas a atender o Touareg ) em todo o Brasil.

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