sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Volkswagen do Brasil patrocina a iniciativa “Atletas do Futuro”, que incentiva o paraesporte brasileiro

Fazem parte da iniciativa dezoito atletas, entre esportistas de alto rendimento e novos talentos em desenvolvimento
Fazem parte da iniciativa dezoito atletas, entre esportistas de alto rendimento e novos talentos em desenvolvimento. Três deles já conseguiram índice paralímpico: Alan Fonteles, no Atletismo; André Brasil, na Natação e Cláudia Cícero, no Remo. A Volkswagen é uma das principais parceiras da iniciativa, apoiando desde o seu surgimento, em 2014.

A Volkswagen do Brasil acaba de renovar o apoio à iniciativa “Atletas do Futuro”, promovido pelo Instituto Sócio Cultural Brasil–Alemanha (ISCBA) por meio de um projeto do Esporte Clube Pinheiros (ECP). O “Atletas do Futuro” estimula o desenvolvimento do paraesporte brasileiro, incentivando a formação esportiva, a capacitação profissional de pessoas com deficiência e a inclusão social.

A iniciativa trabalha em duas frentes: a inclusão social e profissional dos atletas. O projeto fomenta a preparação de esportistas em desenvolvimento, identificação de novos talentos e formação de atletas de alto rendimento, visando grandes competições nacionais e internacionais.

No Esporte Clube Pinheiros, eles têm à disposição toda a estrutura para que possam se preparar para as competições, além de receber apoio financeiro para viagens. Até agora, três atletas da iniciativa já conseguiram índice paralímpico: Alan Fonteles, no Atletismo; André Brasil, na Natação e Cláudia Cícero, no Remo.

Os integrantes também recebem apoio para preparação da carreira pós esporte, com aulas de idiomas e cursos de capacitação para que os atletas possam se preparar para o futuro, quando decidirem parar de competir. “Um dia, esses campeões vão se aposentar das competições e nosso objetivo também é prepara-los para esse momento”, explica Dr. Klaus-Wilhelm Lege, presidente do Instituto Sócio Cultural Brasil-Alemanha (ISCBA). Atualmente, 18 esportistas são apoiados pela iniciativa.

A Volkswagen patrocina o “Atletas do Futuro” desde o seu surgimento, em 2014. O apoio à iniciativa ocorre por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, em um projeto Esportivo do Esporte Clube Pinheiros, que permite o repasse de parte do imposto devido para instituições que incentivam projetos esportivos e paraesportivos. Os recursos são utilizados para a manutenção dos equipamentos, infraestrutura e pagamento da equipe técnica.

“Por meio do patrocínio à iniciativa 'Atletas do Futuro', a empresa tem como objetivo promover o esporte aliado à inclusão social e à capacitação profissional de jovens, contribuindo com o desenvolvimento do País”, afirma o diretor de Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa da Volkswagen do Brasil, André Senador.

O Instituto Sócio Cultural Brasil-Alemanha

O Instituto Sócio Cultural Brasil-Alemanha (ISCBA) é uma instituição sem fins lucrativos que tem como objetivo fomentar projetos culturais, sociais e esportivos por meio de Leis de Renúncia Fiscal (incentivos fiscais). O ISCBA atua como ponte entre as empresas os projetos.

“Atletas do Futuro”

A iniciativa “Atletas do Futuro” foi criada em 2014 pelo Instituto Sócio Cultural Brasil-Alemanha, por meio do Fundo Paraesportivo Brasil-Alemanha. Seu objetivo é proporcionar a entidades, empresas e instituições a oportunidade de somar esforços e conhecimentos no desenvolvimento do paraesporte brasileiro e incentivo à formação esportiva e social de jovens deficientes.

Na prática, o Instituto é responsável pela promoção da iniciativa junto às empresas, que direcionam seus investimentos a projetos de instituições parceiras. Cada projeto é selecionado após uma intensa pesquisa junto a esses parceiros, que possuem know how e histórico de bons resultados em suas áreas de atuação.

Todos esses projetos e ações são reunidos sobre a marca Atletas do Futuro. O primeiro deles a fazer parte da iniciativa é desenvolvido junto ao Esporte Clube Pinheiros, pioneiro em esportes de rendimento e destaque nacional e internacional no cenário esportivo e paraesportivo. Seus atletas foram responsáveis pela conquista de 10% de todas as medalhas olímpicas do Brasil em todas as edições dos jogos. Mais informações no site: www.atletasfuturo.com.br.

Atualmente, a iniciativa conta com os seguintes atletas:

Atletismo: Alan Fonteles

Natação: André Brasil

Esgrima: Alex Sandro de Souza e Marcelo Mota

Remo: Amaro da Silva, Ana Rebouças, Cláudia Cícero, Diogo Caldeira, Gabriela Oropallo, Gilmar Lima, Jairo Klug, José Henrique, Lucas Pagani, Maria Carolina Neves, Rebeca Barretos, Renato Moinhos, Silvan Braga, Victor Sampaio e Yezza Sousa.


(Fonte: Imprensa Volkswagen)

Nenhum comentário:

Postar um comentário