terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Gol e o desafio de reinventar após 33 anos


O carro mais vendido do País há 26 anos traz na sua versão 2013 a sintonia com o DNA visual da Volkswagen


    Anunciar um novo Gol é um exercício contra o déjà vu do modelo. Afinal, são 33 anos de estrada. Somando todos os que saíram da Volkswagen - em São Bernardo do Campo, Taubaté e Anchieta, todas em São Paulo - 7 milhões de unidades. Nessa prova, a montadora vem passando. O Gol fechou 2012 como líder, com 293.310 unidades vendidas, com nada menos do que 38.164 a mais ante o segundo colocado. Para 2013, mudanças visuais na frente e na traseira, em nítida sintonia com a identidade mundial da alemã.

   Designers brasileiros em Wolfsburg, na sede, na Alemanha, assinam as inovações. Os faróis vêm com linhas mais retangulares, há nova grade na frente e um novo para-choque. As lanternas traseiras estão maiores, Internamente, detalhes funcionais e iluminação do console em vermelho.

   Seja nas versões de entrada do Novo Gol e do Novo Voyage, seja nas versões Top de linha, uma inovação ambientalmente correta no tecido dos painéis: composição de garrafas PET recicladas.

   Tanto o novo Gol, como o Novo Voyage chegam, na definição dos designers, com cada transição de luz e sombra realçada por vértices marcantes e pelo contorno ao redor da “máscara negra inferior”.

   A tradução é pelo para-choque dianteiro com dois elementos horizontais cromados. Em ambos os modelos, de fato, uma aparência mais refinada. Na grade em preto brilhante coerência com os novos faróis. O capô foi remodelado. As linhas estão mais agudas. Os traços que cortam o capô surgem da coluna “A” ( que baliza o para-brisa) e terminam junto dos novos faróis.

    O POVO testou o modelo iMotion 1.6 Power, com motor 1.6 VHT, em Fortaleza. O carro é agradável de dirigir para quem compara com outros do mesmo porte. No rol de itens de série, alguns apetrechos próprios de carros mais luxuosos. Vidros dianteiros elétricos, travamento central das portas, abertura interna do porta-malas e desembaçador do vidro traseiro.
A versão Power oferece airbag duplo, coluna de direção ajustável em altura e em distância, direção hidráulica, freios ABS, faróis de neblina e luzes de seta nos retrovisores. Como opcionais, volante multifuncional, rádio CD Player com reprodução de MP3 e entrada USB, rodas de liga leve de 15 ou 16 polegadas, chave do tipo canivete e vidros elétricos nas portas traseiras.

    A versão 1.6 tem a mesma configuração de motor. A montadora diz que o 1.6 VHT entrega 104 cv e torque de 15,6 kgfm a com etanol e 101 cv e torque de 15,4 kgfm com gasolina, ambos a 5.250 rpm/2.500 rpm. Nesta versão 1.6, um diferencial e tanto para o porte dele: câmbio automatizado ASG. Noutros termos: quem não abre mão de passar a marcha, pode optar pelos tapinhas na alavanca.
   O preço do Gol Imotion 1.6 em pintura sólida, em Fortaleza é de R$ 39,9 mil

Muitos gols

O Gol foi exportado pela primeira vez no ano em que foi lançado, 1980.
No Paraguai, foi líder de vendas durante 8 anos consecutivos, de 1995 a 2002.
Entre 2000 e 2008 a Argentina importou o Gol a diesel.
Entre 2004 e 2005, o Gol foi vendido para a Rússia. Foi o primeiro carro brasileiro a circular por lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário