quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Feriadão: Cinco dicas do que checar no carro antes de pegar a estrada

Check-list mostra um roteiro dos itens básicos a serem verificados no veículo 


O feriadão está chegando. Antes de colocar o carro na estrada, nada mais prudente que dar uma verificada no estado geral de itens básicos, como óleo, pneus, lâmpadas e palhetas de limpadores.

Trata-se de um check-list básico, que você mesmo pode fazer em casa, num posto de serviço ou de abastecimento, sem necessidade de ter conhecimento técnico ou ferramentas.

Veja a seguir cinco dicas sobre como realizar um check-up doméstico no seu veiculo antes de viajar.

1) Comece verificando o nível do óleo. O correto é ele estar entre as marcas mínimo e máximo da vareta. Se estiver muito baixo, troque todo o lubrificante de uma vez. Em geral, o óleo deve ser reposto entre 5.000 km e 7.000 km rodados.

2)  Cheque e complete os níveis dos reservatórios de água do limpador, do radiador, e se necessário do fluido de freio e do óleo da direção hidráulica.

3)  Verifique o estado dos pneus. Se encontrar rachadura ou bolha nas laterais troque por outro em bom estado. Faça também da calibragem de todos, sem esquecer o estepe.

4) Não esqueça de testar o funcionamento dos faróis (alto e baixo), lanternas, piscas, pisca-alerta, luzes de freio e de ré  e  o estado das palhetas dos limpadores de para-brisa.

5) Coloque um aditivo (tipo detergente) no reservatório do limpador, que ajuda a desengordurar e a limpar os vidros e ainda melhora a visibilidade à noite ou com chuva. E tenha uma boa viagem…

Nenhum comentário:

Postar um comentário