quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Perto do fim, corte do IPI aquece mais o setor.


DIÁRIO DO NORDESTE

FORTALEZA, CEARÁ- QUINTA-FEIRA, 9 DE AGOSTO DE 2012




Média de vendas na Capital cearense, superou as 6mil unidades por mês em junho e julho.

Faltando menos de um mês para o fim da redução do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI), o setor automotivo já se prepara para retomar o ritmo comum das vendas, que durante o período de isenção do imposto, chegaram à uma média de 6 mil unidades comercializadas por mês em Fortaleza. De acordo com o presidente da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores no Estado (Fenabrave-CE), Fernando Ponte, o desempenho foi tão bom
que compensou a má fase vivida pelo setor antes da medida. “A redução do IPI foi muito benéfica, pois no acumulado dos meses de junho e julho, por exemplo, foram vendidos 12,6
mil carros em Fortaleza, o que registra uma média acima dos 6 mil por mês. “Esse número é bastante significativo, até porque a nossa média era de 3,9 mil”, diz. Fernando Ponte afirma ainda que a previsão é de que, neste mês, o último isento de IPI, os números das vendas de automóveis na capital cearense sejam ainda mais expressivos. “Acredito que, em agosto, as vendas beirem as 7 mil unidades. Só não passa disso porque os estoques das concessionárias estão baixos por conta da grande demanda dos dois meses anteriores. Mas já que as montadoras prometeram repor a tempo, vamos esperar para ver”, explica.

Longoprazo

O não prolongamento da redução do IPI para automóveis, já anunciado pelo ministro da fazenda, Guido Mantega, poderá desenfrear uma “corrida” às concessionárias de Fortaleza, e, por conseguinte, estender o prazo para entrega de veículos que, atualmente, chega a 90 dias.
“A demora para receber um carro em Fortaleza chega a alcançar 30, 60 e até 90 dias, em alguns casos. Claro que esse prazo pode ser alongado caso não haja prorrogação do IPI reduzido pelo governo”, ratificou Fernando Ponte. Caso isso se confirme, será a primeira vez que o prazo superará os 90 dias na Capital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário