quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

CONHEÇA ALGUMAS DICAS SIMPLES DE COMO CUIDAR DA TRANSMISSÃO AUTOMÁTICA!




O câmbio automático oferece maior conforto ao motorista uma vez que realiza sozinho as trocas de marchas. É uma opção que tem um custo maior, mas compensa em relação à fadiga causada por dirigir, principalmente no congestionamento das grandes metrópoles.
Neste sentido, cada vez mais os câmbios automáticos deixam de ser um artigo de luxo e vem equipando carros mais acessíveis, ganhando a preferência de mais consumidores. O grande receio é o mesmo de outrora: o custo de manutenção de uma caixa automática que é caro. Porém, uma vez respeitadas as condições corretas de uso e manutenção, o câmbio automático terá uma longa vida útil. Ao contrário do que muita gente pensa, as caixas automáticas são muito confiáveis e feitas para durarem até 200 mil Km.

Na manutenção preventiva recomendada pelos fabricantes - que consta nos livretos de manual de manutenção dos automóveis - a substituição do fluido da transmissão automática no prazo estipulado resolve em pelo menos 80% de chances de uma pane no sistema. Vale lembrar que, além da troca de óleo, é importante também substituir o filtro. Isso porque o filtro do óleo antigo retém todas as partículas contaminantes que, com o tempo de uso, dificultam a passagem do óleo, podendo causar falhas na filtragem e lubrificação. A situação só tende a piorar quando ocorre o bloqueio total do filtro de óleo, o que pode causar sérios danos ao motor. O conserto de um câmbio automático pode custar de R$ 2,5 mil a R$ 9 mil, segundo especialistas em transmissão automática. Por isso, o recomendado é que se faça a troca do óleo e filtro a cada 40 mil ou 50 mil km, ou até mais, dependendo do fabricante.

 
Os câmbios automáticos se diferenciam e hoje contam com mais de um sistema de troca como o sequencial, por exemplo, ou ainda no modo como esportivo, mas todos - de um modo geral - necessitam de um único tipo de uso. Por isso, o importante é observar detalhes como fazer as trocas com o pé no freio e não tirar a alavanca da opção "D" quando estiver com o carro em movimento. Notando um vazamento no chão avermelhado ou amarelado no lugar em que o carro costuma ficar parado pode significar vazamento, procure uma mecânica especializada imediatamente.

A perda progressiva de fluido é percebida diretamente no comportamento do câmbio, cujos sintomas são trancos, patinação, troca de marchas involuntárias, dificuldade em subir ladeiras e ruídos, alterando seu comportamento drasticamente à medida que a transmissão esquenta.

Caso notar algumas destas anomalias, não hesite. É melhor prevenir do que gastar muito dinheiro mais tarde. Com estes cuidados básicos, você terá uma transmissão automática com vida útil maior poupando o seu bolso suficiente para apreciar sua nova aquisição.

Fonte: Revista Torque - Por Leandro Eiró - 20 Novembro 2011  

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