segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Noticias do Mercado


Segundo dados do Renavam divulgados pela Fenabrave na última sexta-feira, 18, foram emplacados no País na primeira metade útil de novembro , 169 mil automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. Este volume representa discreto decréscimo de 0,5% com relação ao mesmo intervalo de 2010, mas 11% de crescimento perante a primeira quinzena de outubro.
A expectativa é de sejam comercializados no mês de novembro 320 mil. O mesmo volume de novembro de 2010com 311,4 mil.
A média diária de vendas na primeira metade útil de novembro deste ano é muito semelhante à de igual período de 2010, 16,9 mil unidades. Mas com relação à média diária de outubro representa 11% de crescimento.
O segmento de automóveis e comerciais leves, isoladamente, observou estabilidade nas vendas durante a primeira quinzena de novembro ante o mesmo intervalo de 2010, mas importante avanço com relação a outubro, 12,6%, totalizando 160,2 mil unidades.
Fiat e Volkswagen ficaram quase empatadas no ranking de automóveis na primeira quinzena de novembro, separadas apenas por 0,2 p.p. A Fiat manteve a liderança com 22,2% de participação de mercado, enquanto a Volkswagen ficou com 22%. A General Motors segue na terceira posição do ranking, com 21,1%, seguida por Ford, 8,8%, e Renault, 7,6%.

Gol Continua líder absoluto do Ranking de Vendas
O Gol continua sendo o modelo mais vendido no País, na primeira metade útil do mês de novembro a Volkswagen licenciou 13,3 mil Gols. O Fiat Uno ficou com o segundo lugar do ranking com 11,9 mil, seguido pelo Chevrolet Celta, 6,5 mil.

O mercado de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus seminovos e usados somou quase 9,5 milhões de unidades no acumulado de janeiro a outubro, em alta de 6,3% com relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com dados da Fenabrave. Isso significa que para cada 0 KM vendido no País no mês passado outros 2,6 usados foram negociados.
Em outubro, entretanto, as vendas deste segmento caíram 2,8% com relação ao mesmo mês do ano passado, somando 737 mil unidades. Na comparação com setembro deste ano o volume representou retração de 9,5%.
O segmento de automóveis e comerciais leves usados somou de janeiro a setembro 7,2 milhões de unidades, em alta de 6,3% com relação ao mesmo acumulado de 2010. A Volkswagen liderou o ranking de vendas neste segmento, com 26,7% do total negociado neste período. A Fiat ficou na vice-liderança, com 23%, seguida muito de perto pela General Motors, 22,8%.
No segmento de caminhões a Mercedes-Benz continua com a maior fatia, 26,7% das vendas totais, seguida pela Ford, 19,5%, e MAN Latin America, 17,7%.
A Fenabrave fez também o levantamento das vendas de motocicletas seminovas e usadas no acumulado do ano: 1 milhão 874 mil, avanço de 8,4% ante mesmo acumulado de 2010. Em outubro, o mercado de motos usadas somou 184,9 mil unidades, volume 3,1% acima do registrado em igual mês do ano passado mas 12,5% inferior ao de setembro.

Legislação
Projeto de Lei 1762/11, apresentado na sexta-feira, 18, na Câmara dos Deputados em Brasília, DF, prevê obrigatoriedade, por parte das fabricantes de veículos, de indicação de consumo médio do veículo no manual do proprietário, via alteração do Código de Defesa do Consumidor.
De acordo com o deputado autor da proposta, da bancada de Brasília, a medida permitiria ao consumidor escolher veículos mais econômicos, acirrando, assim, a competição e a produção de veículos energeticamente mais eficientes.
As informações são da Agência Câmara de Notícias.
"Os consumidores terão mais um motivo para a aquisição de um veículo econômico, incentivando sua oferta e proporcionando o incremento de produtos ambientalmente corretos", afirmou o deputado ao órgão informativo da casa.
A proposta tramita em caráter conclusivo – ou seja, dispensa votação em plenário e será analisada pelas comissões de Constituição e Justiça e Cidadania e de Defesa do Consumidor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário